Registro de Adrielson Teodósio na Luta Pela Paz de Nova Caiçara | Foto: Junior Tavares
Para muitos jovens que vivenciam cotidianamente a desigualdade social e a violência urbana, os estudos são uma alternativa para alcançar uma melhor condição de vida, sair da realidade desigual, conquistar bons empregos. É uma forma de virar a chave e mudar de vida. Muitos jovens que participaram do projeto Novas Trilhas enxergam nos estudos essa forma de criar uma nova realidade para si mesmos. Adrielson Teodósio do Nascimento é um exemplo que, graças aos estudos, está ocupando espaços antes inimagináveis em sua vida.
Adrielson é um adolescente de 17 anos que chegou ao Novas Trilhas no meio do ano de 2023. Inicialmente morador do território Dom Expedito, onde começou o atendimento com a equipe de referência do projeto, mudou-se após um mês de acompanhamento para o Residencial Nova Caiçara, onde a Luta pela Paz também realiza projetos.
Ele conheceu o Novas Trilhas quando ainda estava no regime socioeducativo, durante uma visita da equipe da Luta pela Paz ao centro, na qual participou de oficinas do projeto. Ao conhecer as atividades desenvolvidas, o adolescente se interessou e assim que pôde, foi procurar suporte. Sempre presente, Adrielson foi um jovem que permitiu de forma muito rápida que a equipe o apoiasse em questões diversas.
Tanto ele quanto sua mãe puderam participar de ações desenvolvidas, recebendo atendimento psicossocial, apoio à escolarização e acesso a benefícios do projeto.
“Logo no primeiro atendimento, criamos com o adolescente seu plano de cuidado, onde colocamos demandas como escola, regularização de documentos e ocupações dentro da comunidade como prioridade naquela nova etapa de sua vida”, contou Wesley Alves, educador social de ambos projetos, Novas Trilhas e Nossa Caiçara.
De início, o jovem sinalizou dificuldade em dar continuidade e concluir o ensino médio, tendo em vista que ele se mudou de bairro e tinha dificuldades financeiras para fazer o translado de uma localidade para a outra. Diante de seu interesse pelos estudos, a equipe mediou um acordo entre Adrielson e a escola para que ele pudesse estudar de casa e só precisasse se deslocar em dias de prova. Com muito empenho, foi possível que ele concluísse o ensino médio e abrisse caminho para novas oportunidades.
“O Novas Trilhas foi algo de bom que aconteceu na minha vida em um momento ruim. E conheci o projeto em um lugar (Centro Socioeducativo) que eu jamais deveria ter ido. Infelizmente, precisei estar lá para refletir sobre os meus atos, conhecer o projeto e mudar a minha vida”, concluiu Adrielson
Com a sua mudança para o Nova Caiçara e encerramento do ciclo de execução do Novas Trilhas, Adrielson passou a frequentar o outro projeto da Luta pela Paz que acontece dentro desse bairro, o Nossa Caiçara. Atualmente, ele frequenta a sede para praticar boxe e participar do grupo de jovens.
O projeto Nossa Caiçara da Luta pela Paz em parceria com a prefeitura de Sobral busca promover atividades esportivas e ações de acesso a direitos especialmente voltadas para a juventude do território. Assim, fortalecer a atuação das políticas públicas e aproximar parceiros e oportunidades do território é uma missão importante do projeto.
No final do ano, o jovem concluiu o ensino médio, e a equipe da Luta pela Paz em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Sobral buscou uma bolsa de estudos no Centro Universitário Inta – UNINTA. A articulação para o jovem ingressar na universidade se deu a partir do grupo Diálogos Socioeducativo Sobra que é uma iniciativa da Vara Unica de Infância e Juventude de Sobral, e que é integrada por representantes da rede intersetorial e instituições parceiras como as universidades locais e a Luta pela Paz. Hoje, Adrielson, cursa Gestão Pública.
“Eu percebi que graças ao projeto e aos atendimentos que fazia, eu podia distrair a minha cabeça, estudar e não pensar em nada de errado. E quando eu consegui a bolsa de estudos, eu fiquei feliz porque percebi que através dela eu poderia conseguir trabalhos que jamais imaginei que pudesse conseguir”, contou o adolescente, que está ansioso pelo início das aulas.
A aposta na juventude mostra que tem resultado: Adrielson ressignificou a sua trajetória e agora será um jovem universitário e inspiração para outros jovens do seu território.