Notícias

Campeões na Vida: selecionados participam do primeiro de três dias de treinamento em Parque São Miguel, Guarulhos

Oferecido pelo projeto Comunidade Segura, começou no dia 29 de junho o Treinamento Campeões na Vida, voltado para educadores e educadoras esportivas das comunidades atendidas pelo projeto. Foi trabalhado o tema “pedagogia dos valores”, seguindo a abordagem da Luta pela Paz com técnicas baseadas nos valores Abraço, Campeão, Inspiração, Solidariedade e Coragem. Os participantes refletiram sobre o conceito de esporte social e as diferenças entre trabalhar o esporte para o alto rendimento e o esporte para o desenvolvimento pessoal. 

Atividade prática para abordar o tema Barreiras que alunos e alunas enfrentam em seu dia a dia. Foto: Juliana Machado/Luta pela Paz

A proposta da formação, segundo a Coordenadora de Programas de Formação do eixo Aliança da Luta pela Paz, Juliana Machado, é contribuir para que educadoras e educadores sociais possam expandir o olhar sobre seu trabalho de forma que reconheçam seus limites, estabeleçam parcerias com uma rede de apoio e que atuem de forma holística. “O objetivo é que o esporte seja usado como ferramenta para desenvolver não só habilidades técnicas e motoras, mas para que as crianças, adolescentes e jovens encontrem no esporte a oportunidade de desenvolverem habilidades para a vida”, disse Juliana após o primeiro dia de atividades.

Nos próximos dois dias,  os participantes abordarão temas como “Esporte para o desenvolvimento humano”; “Princípios e práticas do(a) educador(a) esportivo social”; “Criando ambientes favoráveis à aprendizagem” e “Criando e fortalecendo redes”. 

Atividade de reflexão sobre pedagogia dos valores. Foto: Juliana Machado/Luta pela Paz

O projeto Comunidade Segura realiza, desde 2021, ações que contribuem para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens dos territórios de Savoy, na zona leste da cidade de São Paulo, e Jardim Centenário e Parque São Miguel, na cidade de Guarulhos. O projeto é uma realização da Luta pela Paz com o apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Para saber mais sobre o Comunidade Segura, clique aqui.

Você também vai se interessar por…

III SEMINÁRIO MULHERES NO ESPORTE

Mesa de abertura Ana Caroline BeloDiretora de Estratégias Territoriais - Luta Pela Paz Cria da Maré, está na Luta pela...