Notícias

Comunidade Segura investe em mobilização coletiva para sensibilizar população sobre riscos – conheça o novo vídeo do projeto

Uma das frentes de atuação do Comunidade Segura, projeto realizado pela Luta pela Paz com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é a mobilização via engajamento e fortalecimento de atores sociais locais de cada território. A proposta é estimular o protagonismo juvenil e a reflexão sobre a preservação e replicação de conhecimento sobre as faixas dos dutos que passam pelas comunidades, além de fortalecer a autoestima de pessoas que vivem em territórios periféricos. 

Por serem construídas próximas aos dutos da Petrobras operados pela Transpetro, uma das propostas do Comunidade Segura é promover a conscientização dos moradores das comunidades Savoy (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos) sobre os riscos socioambientais que algumas atitudes podem gerar para essas localidades. Com isso, foi necessário pensar, também, em realizar ações de compartilhamento de informações sobre essa temática.

Se antes do projeto, iniciado em 2020, 76% das pessoas sabiam da passagem dos dutos, hoje 94% apontam ter conhecimento das faixas e 88% dos possíveis riscos de explosão e vazamento dos combustíveis. O conhecimento quanto ao canal de atendimento sobre os dutos também aumentou: foi de 59% para 70%, o que mostra que o trabalho de compartilhamento de informação e conhecimento local tem aumentado significativamente.

“Os dados dessa pesquisa evidenciam também o resultado de um trabalho de confiabilidade da Luta Pela Paz e da Transpetro para com a comunidade, estabelecendo pela presença uma linha de diálogo que permitiu transmitir conhecimentos e compartilhar um interesse conjunto e genuíno pelo desenvolvimento social alinhado à segurança nas faixas de dutos por meio do projeto Comunidade Segura”, diz Rodrigo Mesquita, gerente do Comunidade Segura. 

Parte dos resultados do projeto, inclusive da pesquisa de percepção de riscos, e uma farta cobertura fotográfica do período pode ser vista no vídeo que acaba de ser lançado, disponível aqui: 

Você também vai se interessar por…