Por Julie Oliveira
Diferente do que a grande mídia apresenta na maioria das vezes, as favelas são grandes produtoras de arte, cultura e educação, principalmente motivadas para o enfrentamento de diversas violências que atingem esses territórios que foram historicamente marginalizados.
A Luta pela Paz nasceu em 2000, na favela da Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, com objetivo de oferecer aulas de boxe para crianças e jovens, e, desde então, metodologias vêm sendo criadas e aperfeiçoadas de acordo com as necessidades mapeadas.
Uma das três frentes estratégicas da organização é a Aliança Luta pela Paz, uma Comunidade de Prática que abrange mais de 160 organizações sociais de base comunitária em 25 países, treinadas nas metodologias da Luta pela Paz, com objetivo em compartilhar experiências para fortalecer a capacidade das instituições e suas equipes, além de contribuir para que os jovens que vivem em comunidades afetadas pela desigualdade e pela violência alcancem todo seu potencial.
A Aliança funciona de três formas:
- Suporte: Oferecendo apoio para o desenvolvimento de organizações parceiras por meio de treinamento, consultoria, trocas e novas parcerias;
- Conexão: Conectando as organizações de diferentes localidades e promovendo trocas e intercâmbios de experiências e conhecimentos;
- Ferramentas: Disponibilizando acesso à Caixa de Ferramentas da Luta pela Paz e às melhores práticas compartilhadas entre os membros;
Cada Programa de Treinamento é desenvolvido de acordo com as necessidades dos territórios, mas sempre a partir de uma estrutura em comum, que contém as fases de preparação, mapeamento e seleção de participantes; formação; imersão presencial na Academia da Luta pela Paz, localizada no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, e seu escritório, no bairro do Centro; suporte financeiro, mentorias técnicas e visitas de acompanhamento, com objetivo de criar uma aliança de atores que usam esportes de luta como uma plataforma holística para a redução da violência juvenil.
Todo o treinamento é planejado e executado de forma interativa, com dinâmicas, vivências e participação de profissionais da equipe da Luta pela Paz, facilitando o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento da rede entre as organizações participantes. Dentre os temas abordados no conteúdo que abrange os cinco pilares da Luta pela Paz, estão os princípios organizacionais, valores e o engajamento comunitário. Ao final do Treinamento, as organizações são convidadas a integrar a Aliança Luta pela Paz, na qual membros se apoiam para se desenvolverem e se tornarem mais fortes e sustentáveis, a partir da troca de experiências com organizações semelhantes, locais e internacionais, desenvolvendo projetos de forma colaborativa.
Quer ficar por dentro de todos treinamentos e editais realizados pela Aliança no Brasil e no mundo? Fique de olho em nossas redes sociais através de: @lutapelapaz .