Notícias

Intercâmbio de saberes: Educadoras esportivas da Grande Vitória participam de imersão do Treinamento Nós com Elas, no Complexo da Maré 

Por Julie Oliveira

Na última semana de outubro, a Academia da Luta pela Paz, localizada no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, recebeu, com muita alegria, as educadoras esportivas participantes do Programa de Treinamento Nós com Elas, realizado pela Luta pela  Paz com patrocínio da Vale S.A. através da Lei de Incentivo ao Esporte, para conhecer de perto a metodologia da LPP em cinco dias de imersão, com muita troca de conhecimento e experiências. 

O Nós com Elas tem como objetivo disseminar conhecimentos, promover um intercâmbio de saberes e formar organizações, coletivos e educadoras esportivas autônomas da Grande Vitória, no Espírito Santo, para que seus trabalhos sejam fortalecidos para ampliar a participação de feminina no esporte e auxiliar no desenvolvimento de jovens, meninos e meninas, mulheres moradores de territórios vulnerabilizados. 

“A imersão do Programa Nós com Elas foi um divisor de águas na minha vida. Eu sabia que seriam dias de muito aprendizado, só não imaginava que passaria por um processo de transformação através deste conhecimento. A metodologia utilizada no desenvolver dos conteúdos nos mostrava o que realmente pensamos sobre os assuntos abordados e, a partir desse autoconhecimento, fui transformada”, conta Michelle Ribeiro, do Amigos do Bem. 

Participantes do Treinamento Nós com Elas e equipe da Luta pela Paz durante roda de conversa | Foto: Matheus Araújo

“Na Imersão Nós com Elas eu pude desenvolver o meu crescimento profissional e pessoal. Hoje me sinto mais responsável em temáticas e vivências que envolvem meninas e mulheres, principalmente aquelas que se encontram em situações de riscos e vulnerabilidades sociais, e com isso, busco através dos conhecimentos que adquiri contribuir na promoção e emancipação social deste público” diz Jessica Rangel, do Instituto Esperança.

Durante o treinamento as participantes aprenderam mais sobre a pedagogia dos valores, desenvolvimento pessoal, construção de redes de proteção e suporte para meninas e mulheres, estratégias de criação de ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos, esporte para desenvolvimento e práticas pedagógicas para engajamento e retenção de mulheres no esporte. 

“Foi uma experiência incrível fazer parte do nosso primeiro Programa de Treinamento só para mulheres. Todo o planejamento, conteúdo e atividades foram pensados com muito carinho para as participantes. O que mais me marcou na Imersão foi ver os nossos valores ‘inspiração’ e ‘abraço’ sendo tão vivenciados e fortes a cada encontro. Acredito que ter vivenciado a Academia da LPP e as favelas da Maré foi importantíssimo para o empoderamento e engajamento dessas mulheres que já fazem um trabalho incrível, e agora vão voltar para seus territórios com muitas ideias e buscando construir uma rede potente por um objetivo comum”, relata a analista de treinamento da Luta pela Paz, Joyce Rocha. 

Joyce Rocha (à esquerda), analista de treinamento, e Gabrielle Gonçalves (à direita), educadora esportiva, ambas da equipe da LPP | Foto: Matheus Araújo

“Proporcionar lugares como esse é essencial para a ampliação da atuação e espaço feminino no esporte, principalmente se considerarmos a falta de incentivos a programas para mulheres. Conseguimos construir juntas um lugar acolhedor e seguro para pensarmos e desenvolvermos a participação ativa e efetiva de mulheres no esporte. Esse programa com compartilhamento de experiências, criação de rede entre as organizações com a finalidade de gerar oportunidade para a inserção e ascensão de mais mulheres é o primeiro passo para a transformação do protagonismo feminino”, relata a educadora esportiva Gabrielle Gonçalves.

Participantes do Treinamento Nós com Elas apresentando atividade | Foto: Matheus Araújo

As próximas etapas do treinamento serão de consultorias com as participantes sobre os temas trabalhados na imersão, e o acompanhamento do desenvolvimento das educadoras esportivas, organizações e coletivos.

“A cultura, pessoas, capacitações que a Luta pela Paz nos proporcionou foi, literalmente, um divisor de águas pra mim. Me senti totalmente empolgada, inspirada e determinada. A imersão pode ter acabado fisicamente, mas internamente sempre estará viva em minhas decisões daqui em diante”, diz Pátila Santos, da Estação Conhecimento Serra – Vale.

Participantes do Treinamento Nós com Elas e equipe da Luta pela Paz | Foto: Matheus Araújo

Gostou da matéria e quer ficar por dentro de todas as novidades do Treinamento Nós com Elas? Acompanhe a Luta pela Paz nas redes sociais @Lutapelapaz.

Você também vai se interessar por…

OPORTUNIDADE

Envie sua proposta até dia 28/11 para a Consultoria em Treinamento. A Consultoria em Treinamento terá por objetivo a...

VAGAS DE EMPREGO

Inscrições abertas até dia 04/12 para a vaga de Analista de Departamento pessoal da Luta pela Paz, no Rio de Janeiro....