Notícias

Projeto Comunidade Segura promove Feiras de Empregabilidade para jovens moradores de comunidades em São Paulo

Por Julie Oliveira

Um dos pilares da Luta pela Paz (LPP) é a empregabilidade, que tem como objetivo apoiar e capacitar jovens para o acesso ao mercado de trabalho e oportunidades de geração de renda. No mês de outubro, o Comunidade Segura, projeto realizado pela Luta pela Paz com apoio da Petrobras, realizou duas Feiras de Empregabilidade em comunidades de São Paulo, com atividades para toda a família. 

Em parceria com a CIEDS, a Luta pela Paz desenvolveu um Programa de Empregabilidade, onde os jovens se inscrevem no banco de talentos da LPP e, mensalmente, participam de cinco entrevistas de emprego com empresas parceiras, o que aumenta as chances de contratação dos jovens.

Equipe de empregabilidade da Luta pela Paz realizando cadastros de currículos | Arquivo pessoal

Na II Feira de Empregabilidade, que aconteceu dia 08, no Centro de Integração e Cidadania (CIC), no Parque São Miguel, em Guarulhos, 155 pessoas foram atendidas. O evento contou com a presença do Centro de Integração e Cidadania que ofereceu serviços de emissão de RG, do Coletivo Aprendiz CIEDS, com vagas para Jovem Aprendiz e orientação profissional, e também da Co.liga, com oferta de cursos. 

Equipe do Centro de Integração da Cidadania à postos para auxiliar na emissão de RG | Arquivo pessoal
Representante da CIC auxiliando na emissão de RG | Arquivo pessoal

No último sábado, dia 22, a III Feira aconteceu na comunidade de Savoy, Zona Leste de São Paulo, atendeu 367 pessoas e contou com os mesmos parceiros da feira anterior. “A Co.liga acredita na inclusão produtiva das juventudes por meio da economia criativa. Para gente, se aliar com uma organização como a Luta Pela Paz, com todo esse potencial de articulação e mobilização nos territórios, é uma oportunidade para nossa escola chegar exatamente no público que precisa acessá-la” diz a Coordenadora da Co.liga, Fabiana Cecy. 

Equipe do projeto Comunidade Segura | Arquivo pessoal

O projeto Comunidade Segura tem o compromisso de ajudar a construir novos caminhos com jovens de comunidades. “É de extrema importância a criação e promoção  de oportunidades nas áreas de educação e emprego para jovens em situação de alta vulnerabilidade social, estimulando-os na construção de seus direitos, desenvolvendo autonomia e cidadania”, relata o articulador local Lucas Felipe.

Quer continuar por dentro das ações do projeto Comunidade Segura? Não esqueça de seguir @Lutapelapaz nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. 

Você também vai se interessar por…