Por Julie Oliveira
Nos dias 02 e 04 de agosto, aconteceu nas comunidades de Guarulhos e Savoy, em São Paulo, os Comitês de Impacto Coletivo, com participação de moradores, lideranças comunitárias, associações, atores locais e profissionais do projeto Comunidade Segura, com metodologia executada pela Luta Pela Paz e apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Esses comitês acontecem mensalmente para levantar as demandas dos territórios, escalar prioridades e criar uma agenda de ações com base nessas prioridades, buscando parcerias para o desenvolvimento e execução de ações futuras. Os dois territórios estão em fase de análise de propostas e fechamento de orçamentos de ações já planejadas.
Os comitês contam com um tempo de escuta, acolhimento de acontecimentos das semanas anteriores e coletas de informações. Temas transversais também são abordados e debatidos a fim de que sejam inseridos no cotidiano das comunidades. Alguns desses temas transversais são: sensibilização e acesso a políticas públicas; acesso e uso de locais, espaços, aparelhos públicos; apoio e cuidado ao idoso; prevenção a violência contra a criança e mulher.
“Comitês ou fóruns são ferramentas valiosas e essenciais para o desenvolvimento comunitário. Uma das melhores e mais acessíveis esferas de poder, articulação política e troca de experiências, saberes e recursos diversos em nossa sociedade”, diz a consultora dos Comitês de Impacto do projeto Comunidade Segura, Tina Costa.
Veja mais nas fotos abaixo: