Notícias

Comunidade Segura amplia projeto de gelotecas, criado por Nena em Savoy

 Nena criou o projeto que está sendo ampliado pelo Comunidade Segura.

Rosenice Silva, mais conhecida como Nena, é uma das pessoas mais conhecidas na comunidade de Savoy, zona leste de São Paulo. Com seu jeito expansivo e generoso,  sempre se dispôs a ajudar os outros, e foi assim que se tornou uma das articuladoras do projeto Comunidade Segura naquele território. 

Um dia, ao notar a falta de recursos e incentivo para os estudos das crianças de Savoy, ela se lembrou de um projeto que tinha visto na internet e teve a ideia de criar ali uma “geloteca”, a partir de uma geladeira antiga e sem uso, que foi adaptada para guardar livros e gibis. A ideia era incentivar o hábito de leitura das crianças, e Nena começou seu plano. 

Hoje, Nena disponibiliza duas gelotecas na porta da sua casa, onde cerca de 15 crianças vão diariamente para ler livros e gibis, doados por escolas, amigos e simpatizantes. São 400 crianças cadastradas e elas podem retirar alguns volumes para levar para casa, através de um serviço de empréstimo, como é feito nas bibliotecas. 

Com a chegada do projeto Comunidade Segura, a ação será ampliada. Até o fim de junho, Savoy vai ter mais quatro “gelotecas”, que serão instaladas em outros pontos da comunidade. Além da oferta dos livros, esses locais também vão funcionar como pontos culturais para rodas de conversa e encontros dos moradores, ampliando ainda mais o impacto do Comunidade Segura.

“Com o projeto das gelotecas, além de ajudar na construção de hábitos de leitura, posso criar um cadastro das famílias e ficar conhecendo melhor os moradores e suas necessidades, e assim sugerir outras ações que ajudem a melhorar e dar mais segurança aos moradores daqui”, diz a articuladora do Comunidade Segura.

 O projeto Comunidade Segura, realizado pela Luta Pela Paz com apoio da Petrobras, trabalha a partir de três eixos estratégicos (mobilização, formação e atendimento) para promover o fortalecimento de diferentes atores sociais nas comunidades Nova Savoy, Zona Leste de São Paulo e Jardim Centenário e Parque São Miguel, Guarulhos.

Você também vai se interessar por…

VAGAS DE EMPREGo

Inscrições abertas até dia 02/07 para a vaga de Educador Especialista em Logística da Luta pela Paz, em São Paulo. O...

VAGAS DE EMPREGo

Inscrições abertas até dia 02/07 para a vaga de Educador Especialista em Administração e Vendas da Luta pela Paz, em...