Oficina do comitê de Impacto Coletivo
Aconteceu no dia 26 de março a segunda oficina do Comitê de Impacto Coletivo do projeto Comunidade Segura, projeto realizado pela Luta pela Paz com apoio da Petrobras. O evento contou com a presença de oito organizações e mais de 20 membros dos Comitês de Impacto Coletivo do Savoy e de Guarulhos, além do subsecretário da pasta da Juventude de Guarulhos, Cesar Souza.
O foco da Oficina, com metodologias práticas e vivenciais, foi a elaboração de indicadores de acompanhamento de resultados para as ações que já estão sendo realizadas por ambos os comitês, como a instalação de “gelotecas” e do sistema de alto-falantes no Savoy, além da criação do Conselho Jovem e de uma rede de hortas comunitárias em Guarulhos.
Os participantes realizaram atividades em conjunto no período da manhã que objetivaram reforçar as condições para gerar Impacto Coletivo, entre elas o sistema de indicadores – Agenda Comum, Atividades Complementares, Comunicação Contínua, Organização Facilitadora. À tarde, os participantes, divididos em grupos organizados por seus territórios, realizaram atividades a partir das ações prioritárias e dos resultados esperados, visando identificar momentos, informações, acontecimentos, perguntas e respostas que pudessem ser usados como indicadores.
De acordo com o articulador da Luta pela Paz em São Paulo, Bruno Maciel, a oficina é uma importante oportunidade para que haja o envolvimento de todos os agentes destas comunidades e para a melhor conscientização e relacionamento das moradoras e moradores das áreas próximas às faixas de dutos.