Notícias

Conheça o projeto #ZonaNossa

Adolescentes e jovens da Maré e Pavuna começam projeto como mobilizadores de uma rede de proteção e cuidado coletivo.

Ao todo, serão 40 adolescentes e jovens, além de 100 profissionais, participando do projeto Zona Nossa, uma realização do UNICEF e Luta pela Paz, no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2021 –  A partir do mês de maio, começam as atividades do projeto Zona Nossa, uma realização do UNICEF e Luta pela Paz com a participação de jovens da Maré e da Pavuna, duas comunidades localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ao todo, 40 adolescentes e jovens serão envolvidos em atividades de produção de conteúdo e mobilização de pares para o fortalecimento de uma comunidade de cuidado e proteção. Para a primeira turma de meninas, já foram selecionadas 10 moradoras da Maré e 10 da Pavuna. 

“Na medida em que os jovens se tornam protagonistas de suas próprias histórias e ocupam seu lugar no mundo, se deparam com a oportunidade de se apropriar do território em que vivem e construir redes de afeto e cuidado para todas e todos, a fim de torná-lo um lugar mais seguro” destaca Luciana Phebo, coordenadora do UNICEF na região Sudeste.

“Nós não temos como objetivo ‘dar voz’ aos jovens, pois isso é algo que eles já têm. Queremos ‘dar ouvidos’ e oferecer instrumentos de trabalho para potencializar e fazer ecoar cada vez mais. Ao mesmo tempo, que são dois territórios afetados cotidianamente por múltiplas violências, são extremamente potentes”, completa Rodrigo Mesquita, coordenador de Educação e Desenvolvimento Pessoal da Luta pela Paz.

Com o início do projeto, as mobilizadoras selecionadas começam a discutir temas como gênero, raça e violências na perspectiva de quem conhece as potências e desafios do lugar. A proposta é construir um espaço seguro onde elas trabalhem o autocuidado e a relação com o outro, e percebam o impacto positivo que podem provocar nos  territórios. 
Nos próximos meses, elas serão incentivadas a produzirem conteúdos em formato de websérie e podcast, a fim de compartilhar experiências, aprendizados e propostas de soluções para os problemas locais, com objetivo de fortalecer redes de apoio. O mesmo acontecerá com a turma de 20 meninos, no segundo semestre. Com o conteúdo produzido, o Zona Nossa visa atingir mais 20.000 pessoas até o final do ano.

Além da mobilização de adolescentes e jovens como multiplicadores, o Zona Nossa prevê ainda atendimentos de saúde mental e a formação de 100 profissionais da rede de proteção atuantes em equipamentos públicos voltados para a garantia de direitos e atenção como CRAs, CREAs, postos de saúde e conselhos tutelares, entre outros. 

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em www.unicef.org.br. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn

Sobre a Luta pela Paz
A Luta pela Paz (LPP) foi fundada em 2000 no Complexo da Maré com o propósito
de promover o desenvolvimento de crianças e jovens que vivem em áreas afetadas
pela violência. Hoje, temos presença em mais de 25 países, através de nossas
Academias, Programas Comunidades Seguras e uma Aliança de parceiros
treinados na metodologia da LPP. Saiba mais em lutapelapaz.org.

Você também vai se interessar por…