Notícias

Luta pela Paz em Bogotá: Miriam Parga e Paloma Lorrany participam de intercâmbio de Boxe na Colômbia

A jovem atleta da LPP, junto de outras 10 representantes brasileiras, foi convocada para participar de um Camp de boxe com lutadoras do mundo inteiro

Paloma Lorrany e Miriam Parga em Bogotá, Colômbia | Foto: reprodução

O que começou há 25 anos no Complexo da Maré, hoje ganha o mundo. E essa evolução não se limita à organização: ela se manifesta também na trajetória de atletas como Paloma Lorrany. Cria do Complexo do Alemão e atleta de boxe da LPP, Paloma, com muita dedicação e disciplina, participou do seu primeiro Camp internacional de boxe, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia.

Como nada se faz sozinho, Miriam Parga, educadora de boxe da LPP e técnica da Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro (FEBOXERIO), tem sido uma peça fundamental na formação de talentos como Paloma, que deu seus primeiros passos na LPP aos 14 anos. Com disciplina e dedicação, Paloma hoje não só soma uma coleção de medalhas como também foi convocada para o Programa de Monitoramento e Acompanhamento à Distância da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), o que marca um passo crucial rumo ao time oficial da seleção permanente, com os olhos fixos nas Olimpíadas.

Dado o contexto, o Camp em Bogotá é um marco por vários motivos. Isso porque Paloma está tendo a oportunidade de fazer sua primeira viagem internacional a trabalho, integrando o grupo de 11 atletas brasileiras selecionadas para o intercâmbio.

Atletas brasileiras convocadas para o Camp em Bogotá, Colômbia | Foto: reprodução

Além disso, segundo a jovem, o treinamento na capital colombiana, em alta latitude, tem sido bastante desafiador, mas muito importante para o seu desenvolvimento técnico e físico. ‘’É uma grande oportunidade para se redescobrir como atleta, trabalhando intensamente a resistência’’, comentou. Ademais, segundo Paloma, elas estão sendo avaliadas não apenas fisicamente, mas também mental e psicologicamente.

Já para Miriam Parga, o intercâmbio é uma “grande sacada”. Ela destaca que o Camp proporciona aos atletas o contato com outras estratégias, preparo e formas de lutar, funcionando como uma valiosa troca de conhecimento. Mesmo já possuindo experiência internacional prévia, Miriam relata que a vivência está agregando muito para ela enquanto técnica/treinadora.

Por fim, para ela, a viagem é também a realização de um sonho. Miriam sempre desejou viajar com o boxe, mas nunca imaginou que realizaria esse sonho em um contexto internacional, mostrando o alcance e a força do trabalho da Luta Pela Paz.

Paloma Lorrany e Miriam Parga em intervalo do sparring em Bogotá, na Colômbia | Foto: reprodução

Miriam Parga é educadora de boxe e Paloma Lorrany atleta do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

Você também vai se interessar por…