Toda sexta, jovens mulheres se encontram para fortalecer laços, trocar vivências e cuidar de si em coletivo.

O Papo de Garotas é uma ação voltada para jovens mulheres entre 16 à 29 anos que participam das atividades esportivas ou familiares de quem já participa delas. Esse espaço nasce do desejo de criar um lugar seguro e acolhedor, onde aconteça uma troca de experiências e escuta ativa com empatia para o fortalecimento da autoestima e saúde mental.
Os encontros acontecem toda sexta-feira, às 15h, na sede da Luta Pela Paz, e reúnem dinâmicas, rodas de conversa, jogos e atividades interativas que partem de temas sugeridos pelas próprias participantes.
O crescimento do número de mulheres nos esportes nos mostrou que muitas delas vivem desafios que vão além do tatame ou do ringue. Violência, relações abusivas, falta de escuta, sobrecarga emocional e invisibilidade são realidades que muitas enfrentam diariamente. O grupo surge como uma resposta a essas questões, com uma proposta de fortalecimento coletivo a partir de uma perspectiva interseccional, respeitando suas diversas identidades e trajetórias.
Ao longo do tempo, já vimos transformações profundas acontecendo. Jovens que chegaram tímidas, retraídas e com medo de falar em público, hoje, compartilham suas histórias, acolhem outras meninas e se tornam referência dentro do grupo. Muitas relatam que começaram a entender melhor suas emoções, criaram estratégias para lidar com situações difíceis do dia a dia e passaram a perceber que não estão sozinhas.
“Uma das falas que mais nos marcou até hoje foi a de uma jovem que disse que o Papo de Garotas foi o primeiro lugar onde ela sentiu que não seria julgada pelas experiências que viveu”- relata Kimberly Veiga psicóloga do projeto.
Kimberly destaca a importância das ações de grupo de cuidado, que fortalecem a permanência de meninas e mulheres no esporte: Quando criamos espaços para que as mulheres estejam no esporte para além do papel historicamente associado ao cuidado do lar, é fundamental que a gente também pense na permanência delas nesses ambientes. Sem esse olhar, o risco de evasão é muito alto. É por isso que iniciativas como o grupo Papo de Garotas são tão importantes: ele oferece um espaço de acolhimento, troca e pertencimento, que não só garante o acesso inicial, mas também fortalece as meninas e mulheres para que permaneçam, se desenvolvam e se reconheçam como parte essencial do esporte.
Se você se identifica ou conhece alguém que pode se beneficiar desse espaço, chega junto! Toda sexta-feira, às 15h, na Luta Pela Paz. Entre em contato através do email: kimberly.veiga@lutapelapaz.org ou luciana.alves@lutapelapaz.org
A iniciativa é uma realização do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.