

A Luta pela Paz deu o primeiro passo em busca da linha de chegada. Pode ser em uma meia-maratona ou maratona, não importa. O que importa para essa organização, criada em 2000, é que as meninas e jovens moradoras do Complexo da Maré cresçam praticando esportes, se educando e transformando o mundo. Em parceria com a repórter Carol Barcellos, o “Destemidas” busca promover o potencial de meninas e jovens utilizando o esporte de corrida como ferramenta de desenvolvimento pessoal e emancipação de mulheres através de treinos de corrida, ocupação de espaços públicos para atividades de esporte e lazer e campanhas contra assédio sexual.
– Estou mega feliz. É um sonho. Em abril de 2017, entrevistei a maratonista americana Kathrine Switzer, a primeira mulher a completar a maratona de Boston. Ao fim da conversa, quando agradeci, ela me disse para “dar à corrida” um pouco do tanto que este esporte me deu. É o que venho buscando fazer desde então, numa parceria com a “Luta pela Paz” que há anos faz um belo trabalho no Complexo da Maré – afirmou Carol.
O primeiro treino aconteceu em 2017, na Marina da Glória e, Carol conta também com a equipe que a ajudou durante os treinos para o Planeta Extremo nessa nova empreitada. A nutricionista Maria Eduarda Guaraná, o preparador físico César Parcias e o treinador Marcos Dantas também estão de olho na evolução das atletas. Além do desenvolvimento no esporte, o projeto também inclui palestras sobre educação sexual, preconceito e mercado de trabalho, assuntos que englobam o universo feminino.
– Mais do que o esporte, queremos aproveitar esses encontros e os treinos de corrida para trabalhar questões femininas. Teremos mulheres que servem como inspiração conversando e participando de conversas. Também estamos convidando uma ginecologista para participar do projeto também e, assim, montar uma equipe e um trabalho completo com mulheres – disse Carol.
O projeto em 2019 recebeu incentivo da Lei Federal do Esporte e a partir de maio de 2020 estará ocupando espaços no Rio de Janeiro e levando a causa da igualdade de gêneros para muitas pessoas, através de treinos externos mensais.
A Luta pela Paz é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como missão desenvolver o potencial de jovens trabalhando com eles pela prevenção de violência nas comunidades em que vivem. Através de uma metodologia inovadora, desenvolvida e aprimorada ao longo dos anos, combina Cinco Pilares de forma holística: boxe e artes marciais, educação, empregabilidade, suporte social e liderança juvenil; integrados com os valores: campeão, coragem, abraço, inspiração e solidariedade. Fundada em 2000, no Complexo da Maré, está presente hoje em mais de 25 países, através de Academias, Programas Comunidades Seguras e parceiros treinados na metodologia (Aliança Luta pela Paz).
Depoimentos
“Esses encontros oferecem aos jovens a oportunidade de se expressar sobre temas que impactam suas vidas e estimulam reflexões sobre autoimagem, relações interpessoais e perspectivas futuras. Esse espaço é essencial para que as participantes, muitas delas moradoras de favelas, se vejam como agentes de mudança em suas comunidades.”
Viviane Carmen, coordenadora de projetos da Luta Pela Paz
“O esporte precisa estar em todos os espaços. Todos nós desejamos saúde e aquele respiro para a vida, o alívio que correr nos traz. Todas nós, ainda mais as que travam batalhas diárias na vida.”
Carol Barcellos, jornalista e co-fundadora do projeto Destemidas
“O esporte mudou outras áreas da minha rotina. Se eu posso correr 21 km, percebi que posso realizar outras coisas que antes achava impossíveis. A disciplina que desenvolvi me ajuda a estabelecer novos objetivos”
Adryele Barbosa, aluna Destemidas
notícias
Além das pistas de corrida: conheça a trajetória de Emanuelle no projeto Destemidas
Emanuelle Vallone é cria da Maré e uma de nossas #Destemidas. Conheça um pouco mais sobre a sua...
Esporte para além da prática: projeto Destemidas oferece atividades que vão além das corridas
Promover a equidade de gênero no esporte e o empoderamento feminino é um dos objetivos do projeto...
Adryele Barbosa: a superação como fonte de inspiração no projeto Destemidas
Cria da Maré, Adryele descobriu uma paixão pelo esporte que transformou sua vida Adryele na...