Notícias

Projeto Capoeira nas Escolas promove ação cultural no EDI Professora Cleia Santos de Oliveira

A atividade contou com uma grande roda de capoeira com as crianças para celebrar a importância da cultura negra 

Roda de Capoeira no EDI Professora Cleia Santos de Oliveira | Foto: Patrick Marinho

No último dia 13 de setembro, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Cleia Santos de Oliveira, localizado na favela da Nova Holanda, na Maré, foi palco de uma incrível roda de capoeira, parte do projeto da Luta Pela Paz, Capoeira nas Escolas. Esta iniciativa tem como objetivo promover o resgate e a valorização das tradições da cultura afro-brasileira entre crianças e jovens de escolas públicas da Maré, oferecendo aulas práticas e teóricas, passeios culturais e eventos.

Joselito Oliveira, Educador Esportivo da LPP e figura central do projeto, compartilha sua visão sobre a importância da capoeira na vida dos alunos. Para ele, a prática não apenas oferece uma atividade física, mas também uma oportunidade de aprendizado que extrapola as paredes da sala de aula. “A capoeira tira os alunos da zona de conforto deles, integrando aspectos de matérias como português, história e geografia de uma maneira divertida e envolvente”, explica.

Além disso, o educador ressalta que a capoeira atua como um canal para melhorar a relação dos alunos com a escola e entre si. Ele percebe que a interação com a capoeira ajuda a reduzir comportamentos indesejados, como a bagunça em sala de aula. “Quando entramos com o projeto, vemos uma mudança na postura dos alunos, que passam a se engajar mais nas atividades”, afirma.

Roda de Capoeira no EDI Professora Cleia Santos de Oliveira | Foto: Patrick Marinho

Nesse contexto, o projeto Capoeira nas Escolas é mais do que uma atividade extracurricular; é um verdadeiro trabalho de formiguinha que, aos poucos, transforma a vida dos alunos. É por isso que oferecer essa prática é fundamental para preencher as mentes das crianças com conhecimento e cultura, preparando-as para serem cidadãos conscientes e participativos.

A ação de capoeira no EDI Edicléia dos Santos Queiroz é um exemplo claro de como o esporte e a cultura podem andar juntos, promovendo não apenas a educação física, mas também valores como respeito, disciplina e amizade. O projeto, com sua proposta inovadora, continua a semear sementes de transformação nas vidas dos jovens da comunidade, reafirmando a importância da capoeira como um legado cultural que deve ser celebrado e compartilhado.

Capoeira nas Escolas é patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, via Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio do Grupo GPS, Oliveira Trust, BTG Pactual e Riogaleão, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Você também vai se interessar por…