Joyce Rocha, mais conhecida como Joy, encontrou, ainda na adolescência, espaços de acolhimento na Academia da Luta pela Paz (LPP), onde atua como assistente da área de Conteúdo e Aliança. Apaixonada por esporte, a jovem desenvolveu a autoestima a partir dos treinos e das lutas, mas sabia que ainda teria um longo caminho de autoconhecimento. “Me emociono ao falar sobre as organizações sociais na Maré, pois foi muito importante para minha relação com o território e comigo mesma” diz Joy.
Joy conta que ser uma jovem favelada é viver em um eterno processo de descoberta e reafirmação, pois a todo momento elas são questionadas, subestimadas e frequentemente colocadas em caixinhas que, na maioria das vezes, não se identificam, nem se sentem confortáveis. São inúmeras ausências e violências que atravessam corpos femininos, sobretudo os racializados e fora dos “padrões” impostos pela sociedade. “Padrões estes que afetam a nossa confiança”, diz Joy, que não foi exceção. Hoje, aos 25 anos, a mareense se percebe em um lugar de retomada do protagonismo da própria história e caminha descobrindo suas potencialidades e compreendendo as vulnerabilidades que fazem parte de sua trajetória até aqui.
“Ver a LPP hoje falando tanto sobre saúde mental, promovendo o acolhimento, a construção de uma rede de apoio e comunidade segura é importantíssimo, pois vemos o quanto isso impacta a vida de crianças e jovens e evita o desenvolvimento de inúmeros traumas” relata.
Recentemente Joy começou a cursar a universidade no curso de Psicologia, realizando um sonho pessoal que, futuramente, causará um grande impacto positivo em outras pessoas, já que falar sobre saúde mental, autoconhecimento e território é algo que a jovem deseja realizar sempre.
A história de Joy nos inspira e encoraja a enxergar nós mesmos com delicadeza, cuidado e afeto, diferente do que sempre fomos ensinados. Um exemplo de luta pelo direito de ser quem é, independente do que os outros pensam ou acham. Quer continuar acompanhando outras #MulheresdaLuta? Siga as redes sociais da @lutapelapaz e fique por dentro das próximas histórias desta série especial,
Matéria escrita por Julie Oliveira