Notícias

Atletas da Paz: conheça o projeto da Luta pela Paz que oferece esporte e desenvolvimento pessoal no Complexo da Maré

Alunos do projeto Atletas da Paz durante treino de muay-thai na Academia Luta pela Paz –
Foto: Luan Citele | Imagens do Povo 

O projeto Atletas da Paz é mais uma iniciativa da Luta pela Paz que reafirma o compromisso da organização com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens do Complexo da Maré. A partir do esporte como ferramenta de transformação social, o projeto oferece oportunidades de aprendizado e fortalecimento de trajetórias pessoais e coletivas. 

Atualmente, o Atletas da Paz atende aproximadamente 535 participantes, incluindo 64 pessoas com deficiência. No projeto, realizado pela Luta pela Paz com patrocínio de Galp, BTG Pactual e Grupo GPS, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal, garantindo aulas gratuitas a três modalidades de esportes de luta: capoeira, jiu-jitsu e muay-thai – desenvolvidas a partir da metodologia, dos valores e dos princípios que orientam a atuação da organização.

Alunos do Atletas da Paz durante treino de Capoeira e Jiu-Jitsu na Academia Luta pela Paz –
Foto 1: Gabi Lino; Foto 2: Matheus de Araujo

Mais do que aulas esportivas, o projeto promove um espaço seguro de formação cidadã, contribuindo para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em um território marcado pela desigualdade e pela violência, possibilitando a construção de sociedades seguras e inclusivas. Cada treino é pensado como uma oportunidade de fortalecimento físico, emocional e social, respeitando as individualidades e potencialidades de cada participante.

Além das aulas de capoeira, jiu-jitsu e muay-thai, os participantes do Atletas da Paz também participam de encontros de Desenvolvimento Pessoal, eixo fundamental da metodologia da Luta pela Paz. Durante esses encontros, são trabalhadas habilidades essenciais para a vida, como comunicação, tomada de decisão, resolução de conflitos e convivência em grupo, assim como temas estruturais da organização, como raça e etnia, justiça climática, inclusão e gênero. Para a Luta pela Paz, esporte e desenvolvimento pessoal caminham lado a lado!

Você também vai se interessar por…

Translate »