
A trajetória de Miriam Parga é a prova viva de como o esporte, aliado à educação e ao compromisso social, pode transformar vidas. Educadora esportiva da Luta pela Paz, Miriam acaba de alcançar mais um marco histórico em sua carreira: foi contratada como técnica permanente da Seleção Brasileira de Boxe. Uma conquista que carrega o orgulho da Maré, da Luta pela Paz e de todas as meninas e mulheres que encontram no esporte um caminho de fortalecimento, autonomia e futuro.
Moradora da Maré, Miriam chegou à LPP ainda jovem, como aluna de boxe. Dentro da organização, Miriam se formou como atleta, liderança e educadora do Maré Unida – projeto realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

Em sua jornada, a técnica tornou-se referência na metodologia da Luta pela Paz, que integra esporte, educação e desenvolvimento humano. “No primeiro momento, ao receber a nomeação como técnica permanente da Seleção, passou um filme pela minha cabeça. Lembrei de toda a caminhada, das dificuldades, das portas fechadas e de tudo o que precisei enfrentar para chegar até ali. Senti muita gratidão, emoção e também um grande senso de responsabilidade. Não é apenas uma conquista pessoal, mas a confirmação de que todo o trabalho feito com seriedade, estudo e amor pelo boxe valeu a pena”, comenta Miriam.

Em 2025, a técnica foi nomeada head coach da Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro (FEBOXRIO). Essa conquista representou um marco histórico: ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo. Mais do que um avanço simbólico, a escolha refletiu a confiança em sua qualificação técnica, capacidade de liderança e visão estratégica.
Para a FEBOXRIO, Miriam construiu uma trajetória muito consistente como técnica dentro da Federação, com um trabalho que alcançou visibilidade nacional. “A Miriam é um verdadeiro case de sucesso da Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro. Acompanhamos sua trajetória desde atleta e sempre soubemos que ela vinha de uma equipe cujos pilares eram o desenvolvimento, o planejamento de carreira e a construção de projetos – valores que dialogam diretamente com a filosofia da nossa Federação”, compartilha Bianca Armelin, vice-presidente da FEBOXRIO.
Agora, como técnica da Seleção Brasileira de Boxe, Miriam amplia ainda mais o alcance de sua história e de seu trabalho. Sua chegada à Seleção reafirma a potência dos territórios periféricos, o papel transformador de organizações como a Luta pela Paz e a importância de investir em trajetórias construídas com base na educação, no esporte para o desenvolvimento e na excelência profissional.
“A LPP e a FEBOXERJ foram fundamentais na minha formação. Foi nesses espaços que eu aprendi a olhar o atleta de forma integral, entendendo que o boxe vai além do ringue. Ali eu construí minha base técnica, minha disciplina e, principalmente, meu olhar como educadora, que usa o esporte como ferramenta de transformação social e humana”, finaliza Miriam Parga.
A Luta pela Paz celebra essa conquista com orgulho e emoção. Miriam é inspiração viva da Maré e fruto de uma metodologia que acredita no esporte como ferramenta de transformação social. Sua história segue motivando novas gerações a sonhar, lutar e ocupar todos os espaços – dentro e fora do ringue!
