
O Capoeira nas Escolas, projeto realizado pela Luta pela Paz, promove oficinas de capoeira para crianças e adolescentes de escolas públicas do Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro.
Por meio da capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o projeto busca fortalecer habilidades motoras, socioafetivas e artísticas, ao mesmo tempo em que estimula reflexões sobre identidade, pertencimento e enfrentamento ao racismo.
As aulas acontecem de forma coletiva a partir das técnicas, trocas e ensinamentos compartilhados entre educadores e alunos, criando um espaço seguro para o desenvolvimento integral dos participantes. Além dos movimentos corporais e da musicalidade da capoeira, os encontros incluem aulas de desenvolvimento pessoal.
Ao integrar capoeira e desenvolvimento pessoal, o projeto estimula o pensamento artístico e o trabalho em grupo como ferramentas de fortalecimento da identidade, da autoestima e da leitura crítica da realidade vivida pelas crianças e adolescentes no território.

Além das aulas realizadas nas escolas públicas da Maré – EDI. Professora Cleia Santos de Oliveira e GET Genival Pereira de Albuquerque, o projeto também amplia as vivências culturais dos alunos por meio de atividades externas, como o Circuito Pequena África, no centro do Rio de Janeiro, e a Feira Sankofa, realizada anualmente na sede da LPP. Essas atividades promovem um espaços de valorização da memória, da resistência e da herança afro-brasileira. As experiências conectam as crianças e adolescentes à história do território e reforçam o orgulho de suas raízes, fortalecendo o sentimento de empoderamento individual e coletivo.


O projeto Capoeira nas Escolas é patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro,via Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio do Grupo GPS, Oliveira Trust, Grupo Smart Fit, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
