Notícias

Famílias atendidas pelo MovePaz participam de Ação Cidadã na Usina da Paz da Cabanagem 

A ação contou com apoio de mais de dez secretarias estaduais que atuam na Usina da Paz da Cabanagem e atividades lúdicas para crianças.

No dia 1º de outubro, as famílias atendidas pelo MovePaz participaram de uma Ação Cidadã na Usina da Paz da Cabanagem. Na ocasião, os participantes tiveram acesso a diversos serviços públicos municipais e estaduais, articulados em parceria com a área de Suporte Social do projeto. A ação teve como objetivo aproximar a população da Rede de Atendimento Socioassistencial do território, especialmente das áreas mais distantes e vulneráveis. Em uma manhã de atividades, cerca de cem pessoas foram atendidas por órgãos vinculados às secretarias que atuam na Usina e por outras instituições públicas.

A iniciativa contou com o apoio de secretarias estaduais como a SESPA e a Seaster, da Polícia Civil e de órgãos municipais, como a FUNPAPA. A fundação participou com equipes técnicas dos CRAS Aurá e Benguí, responsáveis por atendimentos psicossociais, cadastros, atualizações e inclusões no CadÚnico de famílias residentes na área de abrangência do bairro da Cabanagem.

Para Rodrigo Mesquita, gerente do MovePaz, a ação é uma culminância do trabalho que o projeto vem realizando desde o seu início. “O evento de hoje representa um passo importante para o envolvimento das famílias com o projeto, além de ser um aceno para as parcerias que vêm sendo firmadas pelo Suporte Social. Foi um compromisso feito com as famílias no início do acompanhamento, e estamos felizes por vê-lo sendo cumprido com a adesão de tantas secretarias.”

Durante a ação, o público teve acesso a serviços de saúde, assistência social e emissão de documentação civil. “Eu tenho quatro filhos, então você imagina como é tirar um dia inteiro para resolver essas questões — ainda mais porque cada atendimento é em um lugar diferente. Poder participar desse evento aqui pertinho da minha casa e resolver tudo em uma manhã só está sendo maravilhoso”, afirmou Marília Souza, chefe de uma das famílias atendidas pelo projeto.

A ação também beneficiou pessoas como Jorge Martins, idoso e beneficiário do BPC, que enfrenta dificuldades de locomoção por questões de saúde e utiliza cadeira de rodas. “Eu nunca tinha vindo aqui na Usina, então ter essa oportunidade por meio do MovePaz foi algo que eu nunca imaginei. O projeto veio mesmo para somar e melhorar nossas vidas”, afirmou.

Outro destaque do evento foram as atividades exclusivas para as crianças. O acompanhamento realizado pelas equipes de Desenvolvimento Pessoal e Esportivo e de Suporte Social tem se mostrado um diferencial importante para o fortalecimento do vínculo entre a comunidade e o projeto. Por meio das ações de acompanhamento pedagógico, mães e responsáveis conseguem participar com mais tranquilidade das atividades, sabendo que seus filhos estão em um espaço seguro e estimulante.

As atividades envolveram pintura, contação de histórias e experiências sensoriais, estimulando a imaginação, a criatividade e a socialização das crianças. Segundo Regina Souza, assistente social do MovePaz, esse cuidado com o desenvolvimento infantil ajuda as mães a se sentirem acolhidas e permite que participem das ações de forma mais ativa.

“Acreditamos que não existe trabalho bem-sucedido sem um recorte de gênero e de classe”, explica Regina. “A maioria das famílias atendidas é composta por mulheres chefes de família ou com muitos filhos. Para que possam participar das atividades, precisamos incluir também as crianças e adolescentes.”

“Quando vemos que nossos filhos estão acolhidos e seguros, conseguimos resolver nossos assuntos com mais tranquilidade”, conta Priscila Moraes, participante do projeto. Ela destaca que a sensação de acolhimento e atenção às crianças torna a participação no MovePaz mais leve e positiva.

O projeto MovePaz é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Vale, com patrocínio direto e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal, com apoio do programa Territórios pela Paz, do Governo do Pará, e visa uma estratégia territorial de promoção social e acesso a direitos no bairro da Cabanagem e seus arredores, em Belém.

Você também vai se interessar por…