Notícias

Formação Campeões na Vida fortalece rede de educadores esportivos em Belém

Na primeira semana de agosto, Belém recebeu o treinamento Campeões na Vida, que reforça a utilização do esporte como ferramenta de desenvolvimento pessoal. A iniciativa faz parte das atividades do projeto recém-inaugurado na cidade, Move Paz – uma parceria da Luta pela Paz com a Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal, para o enfrentamento da extrema pobreza.

Durante uma imersão de três dias, educadores sociais e esportivos tiveram a oportunidade de entrar em contato com a metodologia que é o DNA da organização. Entre momentos práticos e teóricos, a formação abriu espaço tanto para discussões importantes sobre a aplicação do método no dia a dia quanto para o entendimento do esporte como uma ferramenta relevante de mudança social.

Gabrielle Gonçalves, analista de treinamentos da LPP, ressalta a importância estratégica da formação. “Esse momento é fundamental para fortalecer a rede de educadores, refletindo não só sobre o desempenho dos jovens nos projetos em cada território, mas também sobre a pedagogia que orienta as aulas de esporte e desenvolvimento pessoal.”

O fortalecimento dessa rede é um dos pilares da Luta Pela Paz, por meio da Aliança – eixo estratégico da LPP – que visa impulsionar organizações e iniciativas sociais com ferramentas diversas, incluindo o treinamento de educadores esportivos de base comunitária. Essa articulação também promove o diálogo entre projetos com abordagens distintas, mas que enfrentam desafios comuns, como a pobreza e o racismo estrutural.

“Esse momento foi muito engrandecedor para mim como educadora porque, no dia a dia, a gente quase não tem tempo de trocar com outros profissionais da área. Estar aqui, ser provocada e poder debater sobre diversos aspectos da educação esportiva é muito importante”, afirmou Amanda Penha, coordenadora esportiva da UsiPaz Cabanagem.

Ao todo, cerca de 20 educadores participaram dos três dias de formação na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém. A maioria dos educadores presentes atua em comunidades do território, onde o acesso a políticas públicas ainda é limitado, e o esporte, muitas vezes, é uma das raras alternativas de socialização para a juventude. A ideia é que, a partir da formação, os educadores possam aplicar a metodologia Campeões na Vida em suas atividades.

Para Jéssica Miúda, educadora esportiva de capoeira do projeto Move Paz, a formação vai ajudá-la em muitos aspectos durante suas aulas. “Eu consigo pensar em muitas maneiras de utilizar o que aprendi nesses dias, tanto com as crianças quanto com os jovens. Acredito que o ponto alto é poder discutir novas ideias e pensar também em maneiras de motivá-los a partir de tudo que a gente aprendeu nesses dias.”

O projeto Move Paz é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Vale, com patrocínio direto e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal, cuja estratégia territorial de promoção social visa o combate à pobreza no bairro da Cabanagem, em Belém.

Você também vai se interessar por…