Quadra João Borges vira palco de mais um Festival Esportivo de Artes Marciais no Complexo da Maré: Judô, jiu-jitsu, capoeira e ações de saúde marcaram mais uma edição do festival esportivo do Maré Unida
No último sábado, 2 de agosto, a quadra esportiva João Borges foi palco de mais uma edição do Festival Esportivo promovido pela Luta Pela Paz, por meio do projeto Maré Unida. O evento reuniu jovens atletas, famílias, amigos e parceiros para celebrar o esporte como ferramenta de transformação e cidadania.
Com competições de judô e jiu-jitsu, a quadra virou tatame para crianças e adolescentes que vêm treinando duro ao longo dos últimos meses com os educadores das modalidades. Para muitos jovens, foi a primeira experiência de competição, e isso diz muito. Como lembra Roberto Custódio, Gerente de Projetos Esportivos da Luta Pela Paz:
“Muitas vezes as crianças do território não têm oportunidade de competir. E é aí que entra a importância desses eventos promovidos há tantos anos no território”, destaca.
Competir, nesse caso, é mais do que vencer: é se enxergar como atleta, desafiar limites e ganhar confiança.
Competição de Judô no Festival Esportivo de Arte Marciais | Foto: Bel Junqueira
Além das competições de artes marciais, o som do berimbau também ecoou forte com uma grande roda de capoeira, reforçando o papel das culturas afro-brasileiras não só como força educativa, lúdica e ancestral, mas também esportiva e de luta.
Além do esporte
Equipe do Suporte Social da Luta Pela Paz | Foto: Bel Junqueira
E como falar de bem-estar sem falar de cuidado? Nossos parceiros da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, marcaram presença com aplicação de auriculoterapia e uma escuta ativa com a juventude sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e métodos contraceptivos. Isso tudo pois entendemos que o desenvolvimento integral dos jovens também passa pela promoção e acesso à saúde e à informação.
Outro destaque foi a presença dos times do Desenvolvimento Pessoal, Suporte Social e do Conselho Jovem, que apresentaram seus trabalhos e interagiram com o público, reforçando que o Maré Unida vai muito além do esporte. Cada eixo/área do projeto compõe uma engrenagem que atua de forma articulada para apoiar trajetórias de vida da juventude da Maré.
‘’Estar nos eventos esportivos, é mais uma oportunidade da equipe de Suporte Social dialogar com os alunos, responsáveis e a comunidade sobre os temas que atravessam o nosso trabalho cotidiano. De uma forma leve e até lúdica, buscamos ocupar esse espaço com dinâmicas que abordam temas como assistência, promoção de saúde, saúde mental etc.
Poder contar com a parceria de equipamentos do território, como a Clínica da Família, que esteve nos últimos eventos, tem sido muito importante, pois amplia a abordagem proposta pela equipe e ratifica os serviços da política pública como direito da população’’, destaca Luciana Alves, Coordenadora do Suporte Social da Luta Pela Paz.
Parceiros da CF Jeremias Moraes da Silva no Festival Esportivo de Artes Marciais | Foto: Bel Junqueira
Para encerrar com afeto, foi distribuído lanche para todas as crianças, seguido da tradicional cerimônia de medalhas. E ali, o que valeu não foi o pódio, mas a celebração da participação de todas e todos, com direito a medalha no peito e brilho no olhar.
O evento foi aberto à comunidade e contou com a presença de familiares, moradores, ex-funcionários, profissionais da rede e amigos da casa. Uma prova viva de que, quando ‘os crias’ se reúnem em torno do esporte, a vitória é coletiva.
O evento é uma ação do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.