Projeto multidisciplinar visa facilitar o acesso de 300 famílias a direitos básicos na periferia de Belém

O projeto MovePaz, realização da Luta Pela Paz em parceria com a Vale, utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento e articulação territorial para apoiar 300 famílias em situação de vulnerabilidade social, a partir de um olhar multidisciplinar e integrativo. O projeto oferece aulas de capoeira, jiu-jitsu e judô na Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém. O dispositivo é um espaço público que, além das atividades do MovePaz, também oferece diversos atendimentos relacionados à cidadania, cultura, lazer e proteção social da comunidade do entorno.

O MovePaz prevê a formação de 12 turmas esportivas, voltadas para crianças e jovens entre 6 e 29 anos, associando a educação esportiva à metodologia Campeões na Vida, que trabalha o esporte como ferramenta para o desenvolvimento social e humano.
A iniciativa também irá atender crianças e jovens na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém, e fortalecerá a Política Territórios Pela Paz do Governo do Estado do Pará — pioneira na articulação territorial como resposta aos desafios da pobreza extrema e da violência na região.

Segundo Gabriela Peixinho, diretora de operações da Luta pela Paz, a proposta é “olhar para as diferentes dimensões da vida dos jovens — pessoal, familiar, comunitária e social — e construir conjuntamente estratégias para responder às suas demandas, assegurando a efetivação de seus direitos. Muitos enfrentam privações e violações, frequentemente relacionadas à violência.
Além das aulas de capoeira, jiu-jitsu e judô, os participantes e seus familiares contarão com o apoio de uma equipe multidisciplinar que promoverá acolhimento com assistentes sociais. A partir de abordagens que envolvem o engajamento comunitário, o fortalecimento de vínculos e o mapeamento de fatores de risco, a equipe auxiliará o acesso das famílias a direitos básicos como serviços de saúde, educação e geração de renda.

“A escolha pela Cabanagem se deu em razão de sua forte articulação comunitária. Nosso trabalho terá como foco a territorialização das políticas públicas, que precisam, de fato, alcançar as famílias em situação de extrema vulnerabilidade. Queremos chegar até as pessoas e famílias historicamente excluídas dos serviços, contando, para isso, com a estrutura potente da Usina da Paz, explica Peixinho.
Inicialmente, o projeto tem a duração de 24 meses e representa um passo importante para a consolidação de soluções colaborativas para o enfrentamento da pobreza extrema no Pará. O MovePaz reafirma o compromisso da Vale com o desenvolvimento social, promovendo o protagonismo juvenil e o fortalecimento comunitário como caminhos para a construção de territórios mais seguros, saudáveis e inclusivos.
O projeto MovePaz é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Vale, com patrocínio direto e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, por meio do Ministério do Esporte e Governo Federal, cuja estratégia territorial de promoção social visa o combate à pobreza no bairro da Cabanagem, em Belém.