Conheça a trajetória desse jovem atleta que hoje coleciona vitórias e segue sendo uma referência dentro e fora dos ringues

Coragem não é só um valor institucional da Luta pela Paz – é prática diária que se reflete na vida real dos jovens que passam por nossos projetos. A trajetória de Rian Saturnino, atleta de Muay-thai do projeto Maré Unida, é um dos exemplos que traduzem essa coragem em ação.
Foi através dos irmãos que o atleta conheceu o Muay-thai. Mas o que o levou a subir no ringue pela primeira vez foi algo muito mais profundo. “Minha mãe sofria violência doméstica, e eu queria me defender e defender ela”, relatou Rian.
Foi assim que ele começou sua relação com a luta. “Na época, meus irmãos pegavam pesado comigo rs. Mas foi ali que eu prometi focar nos treinos e evoluir mais do que eles. Foi puxado, mas fez eu me sentir vivo”.
O Muay-thai se transformou em uma ferramenta de autocontrole e amadurecimento. “Passei a evitar brigas nas ruas e a ter mais paciência. O ponto de virada na caminhada foi a decisão de entrar pra equipe de competidores. Desde então, vieram novos desafios, como o Sparring com o Mestre, e também novas vitórias’’, comentou.
E pra quem ainda não teve coragem de começar, Rian sugere não vacilar: “Comece. Pode ser hoje, amanhã ou semana que vem… apenas comece. É, e sempre será, uma das melhores escolhas da sua vida.”
É por isso que quando entra numa luta, ele carrega mais do que os próprios objetivos. “Sinto que represento todos que poderiam estar ali no meu lugar, mas por força maior não podem. Sempre que um preto vence, todos os pretos estão no topo”, finalizou Rian.
Rian Saturnino é atleta de Muay-thai, modalidade esportiva que compõe o projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.