Conheça a trajetória da jovem que entrou no esporte por falta de opção e hoje é uma das referências da sua equipe, representando-a em grandes competições

O primeiro contato de Antonia Yasmin com o Muay Thai foi quase por acaso. No dia em que foi se inscrever para uma modalidade esportiva do projeto Maré Unida, só tinha vaga nessa modalidade. Ela topou ‘’sentir o gostinho’’, e não saiu mais. Bastou o primeiro treino, apesar das dores do dia seguinte, para perceber que tinha algo especial ali.
Desde então, muita coisa mudou. “Me tornei uma pessoa paciente, diminuiu minhas crises de ansiedade e aprendi a me comunicar melhor”, contou Antonia. O esporte, que chegou por falta de opção, virou parte fundamental da sua trajetória e do seu autocuidado.
Entre os nomes que marcaram essa caminhada, ela destaca com carinho: “A Tia Dudão”, que, assim como ela, também chegou na modalidade sem muitas expectativas e hoje, além de ser sua referência, trabalha no Maré Unida como assistente esportiva.
Para Antonia, o momento mais marcante até agora foi quando decidiu entrar para o grupo de competidores. Desde então, vieram novos desafios ‘’como encarar lutas sem caneleira’’, disse a atleta brincando, ‘’e também conquistas’’. No dia 30 de maio, ela participou da BioThai, na categoria 50kg, uma competição importante que vai levar para vida toda.
“Foi uma ótima experiência. Antes da luta, eu estava nervosa e apreensiva. Depois, fiquei um pouco triste com o resultado, não foi o que eu esperava… mas mesmo assim, valeu muito a pena”, relatou a atleta.
‘’Ela sabe o quanto trabalhou duro para estar ali. Independente do resultado, é sempre muito esforço e dedicação até subir no ringue’’, comentou seu mestre Allan Neves, educador esportivo e social de Muay-Thai do projeto.
Olhando para frente, o desejo é claro: “Que o Muay Thai tenha mais visibilidade.” Porque ela entende que, cada vez que sobe no ringue, carrega mais que o próprio nome. “Sinto que represento cada membro da minha equipe. E isso é gratificante’’.
E pra quem ainda tem dúvidas se deve começar ou não no esporte, ela dá o recado direto: “Comece! Há uma grande chance de você, assim como eu, sentir que nasceu pra isso e querer seguir carreira’’, finalizou Antonia.
Antonia Yasmin é atleta do Muay-Thai, modalidade esportiva que compõe o projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.