Notícias

Jovens Mobilizadores no estudo e manutenção do Patrimônio Cultural do Novo Caiçara

Educação ambiental e patrimonial, memória e afetividade são os pilares do Projeto Jovens Mobilizadores, que está sendo realizado desde setembro de 2024 no Residencial Novo Caiçara, em Sobral, Ceará. Com o protagonismo de 10 jovens do território,os Jovens Mobilizadores são agentes, promovendo ações de mudança social e disseminando conhecimento de forma colaborativa e consciente. 

O projeto propõe também a execução de uma mobilização social, por meio da metodologia de pares, buscando atingir o território de forma positiva. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação. 

Além dessas ações, os jovens estão realizando uma pesquisa no território, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, utilizando a metodologia do Inventário Participativo, que visa realizar um mapeamento cultural do território, além de ressignificar a percepção externa e dos próprios moradores da comunidade.

O objetivo das atividades é conhecer e difundir grandes categorias, como lugares, objetos, celebrações, pessoas e formas de expressões ligados à arte e ao patrimônio do bairro. Os jovens participam de formações e práticas cotidianas explorando suas tradições, histórias e práticas, promovendo uma conexão mais profunda com o seu patrimônio cultural. Além disso, foi realizado um ciclo de formação em audiovisual, capacitando os participantes a desenvolver e conduzir pesquisas, coletando relatos e realizando registros visuais. Esses registros contribuíram para a criação de um acervo cultural, preservando a memória da comunidade.

Edilberto Florêncio, que é Pesquisador e Coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, e está aplicando a metodologia explica sobre os benefícios do Inventário Participativo dentro do território.  “A partir do momento em que esses jovens se apropriam dessas manifestações culturais, da sua história, da sua memória, das pessoas de referência, eles potencializam a comunicação desses assuntos dentro e fora da comunidade, mobilizando a partir de suas ações as referências culturais de forma positiva, fazendo com que a própria comunidade se olhe como potência, e que esse olhar se estenda dentro do município.”

Lúcia de Fátima que é bolsista do programa comenta sobre o que mais lhe motiva a fazer parte dos Jovens Mobilizadores. “Podemos pensar e propor benefícios para a comunidade, como transformação social e empoderamento para os moradores. Criamos uma conexão com a comunidade que gera aprendizagem para ambos os lados e reflete uma combinação de ideias pessoais e sociais que impulsiona os jovens.” 

O Projeto tem gerado um impacto significativo tanto na vida dos jovens quanto na comunidade, os participantes vêm se tornando protagonistas de mudanças sociais, adquirindo habilidades valiosas e fortalecendo sua conexão com o território. Para a comunidade, o projeto tem proporcionado o resgate da memória cultural local e a valorização de suas tradições, criando um ambiente de aprendizado mútuo e empoderamento, o que reflete diretamente no fortalecimento da identidade e do senso de pertencimento entre os moradores.

O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.

Você também vai se interessar por…