Notícias

Esporte para além da prática: projeto Destemidas oferece atividades que vão além das corridas

Promover a equidade de gênero no esporte e o empoderamento feminino é um dos objetivos do projeto

Destemidas na Marcha das Mulheres Negras | Foto: Fernanda Dias

Aqui na Luta Pela Paz, temos um bordão que resume bem nossa filosofia: “campeões na vida, campeões no ringue”. Essa abordagem reflete nossa crença de que o esporte aliado à educação, ao suporte social e à empregabilidade, pode potencializar ainda mais seu impacto. É nesse contexto que surge o projeto Destemidas.

O Destemidas se destaca como uma iniciativa inovadora que também cria um espaço de empoderamento e reflexão para jovens mulheres, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade. Oferecendo um pacote diversificado de atividades, que inclui treinos regulares, corridas de rua, eventos culturais e rodas de conversa, o projeto promove não apenas a saúde física, mas também a construção de um senso de comunidade entre as participantes. Nesse aspecto, um diferencial importante é a atenção às jovens mães, com a disponibilização de monitores para cuidar das crianças, permitindo que essas mulheres se dediquem aos treinos com tranquilidade.

Treino externo na Urca | Foto: Aline Fonseca

As rodas de conversa, realizadas semanalmente, em horários flexíveis, são um dos pilares do projeto. Segundo Viviane Carmen, coordenadora de projetos da Luta Pela Paz:

‘’Esses encontros oferecem as jovens a oportunidade de se expressar sobre temas que impactam suas vidas e estimulam reflexões sobre autoimagem, relações interpessoais e perspectivas futuras. Esse espaço é essencial para que as participantes, muitas delas moradoras de favelas, se vejam como agentes de mudança em suas comunidades’’, comenta.

Além disso, as rodas de conversa permitem que as jovens exercitem a fala e a escutem em um ambiente seguro. Jeanne, uma das alunas do projeto, destaca a importância desse espaço, descrevendo as rodas como “libertadoras”. Para ela, ‘’compartilhar experiências e ouvir outras mulheres tem sido fundamental para construir autoconfiança e empoderamento’’, relata. Mãe de três meninos e cria da Maré, Jeanne reflete sobre como o projeto a ajuda a cuidar de si mesma, tanto física quanto mentalmente. 

Oficina sobre corpo e saúde mental | Foto: Geovane Peixoto

O projeto, por meio de suas atividades e rodas de conversa, se configura como um espaço de transformação e empoderamento para jovens mulheres. Ao promover o cuidado com a saúde e a autoexpressão, a Luta Pela Paz está criando um ambiente onde as #Destemidas podem se desenvolver plenamente, construindo um futuro mais igualitário.

Destemidas é fruto de uma parceria entre a Luta pela Paz e a jornalista Carol Barcellos, com patrocínio de Mattos Filho; Pinheiro Neto Advogados; Truxt Investimentos; Bahia Asset Management; Banco Bocom; Yduqs; Instituto Phi; Verde Asset Management, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Você também vai se interessar por…