Notícias

Luta Pela Paz promove Projeto de Vida para jovens das escolas do Residencial Novo Caiçara

A ação prevê a promoção do desenvolvimento pessoal e coletivo de crianças, adolescentes e jovens.

Alunos do ensino fundamental durante a aplicação do Projeto de Vida na escola Leonel Brizola (Sobral-CE) | Foto: Alisson Marques

Protagonismo juvenil, autocuidado e planejamento para o futuro. Esses são alguns dos objetivos do Projeto de Vida, uma metodologia da Luta Pela Paz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e coletivo de crianças, adolescentes e jovens, apoiando-os a reconhecer suas habilidades e potências e alcançar seus objetivos.

A metodologia está sendo realizada no Residencial Novo Caiçara, em Sobral (CE), em parceria com as escolas Edgar Linhares e escola Leonel Brizola.

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I da Leonel Brizola estão participando do ciclo de oficinas que por meio de vivências e ferramentas lúdicas promovem um ambiente de crescimento e transformação. Os encontros começaram no dia 27 de setembro e seguem até o dia 6 de dezembro, sempre às sextas-feiras.  

Além da equipe da Luta pela Paz, as atividades contam, ainda, com a participação de jovens líderes, alunos da Escola Edgar Linhares, que também passaram pela formação da metodologia em edições anteriores e, hoje, atuam como co facilitadores no projeto. 

A participação dos jovens líderes da Edgar Linhares ressalta o protagonismo desses jovens e utiliza da metodologia de pares, onde eles aplicam a metodologia em outros adolescentes, compartilhando uma linguagem própria e partilhando as vivências comuns do seu contexto.

Alunos do ensino fundamental durante a aplicação do Projeto de Vida na escola Leonel Brizola (Sobral-CE) | Foto: Alisson Marques

Para Yarle Duarte, jovem líder da Edgar Linhares e um dos facilitadores, a experiência tem sido uma jornada transformadora e motivacional. “É uma boa experiência, como diz o próprio nome, o Projeto de Vida é uma metodologia que me fez pensar mais no futuro, na minha profissão, além de reforçar minha visão em relação a minha rede de apoio. É muito gratificante ser facilitador e poder repassar esses conhecimentos para eles, construir junto uma formação mais humana, tanto no meio acadêmico quanto no profissional. É algo emocionante poder viver essa experiência e repassar para outros jovens, eu espero que no futuro eles também possam ser multiplicadores desse projeto”, relata.

A diretora da escola Edgar Linhares, Vitricia Maria, compartilha sua visão sobre a importância dessa etapa na formação dos jovens. “É revolucionário e transformador ter esse projeto inserido na realidade e no contexto em que os jovens estão. Isso dá sentido à vida presente e à perspectiva de futuro, reforçando uma projeção para um mundo melhor, tanto como cidadãos quanto em relação ao impacto positivo que suas ações podem ter nas famílias. O protagonismo juvenil dentro da escola é o caminho para que eles desenvolvam habilidades que contribuam para o amadurecimento e a formação de jovens autônomos, solidários e competentes!”

As atividades seguem uma cartilha própria da metodologia, que incentiva os jovens a identificarem seus sonhos e conquistas, além de fatores importantes para alcançar seus objetivos pessoais, como o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. O autocuidado também é uma prática central ao longo desse processo de capacitação.

Percepções no dia a dia

E os efeitos no dia a dia dos jovens já são percebidos de maneira significativa. A participação nas atividades revela uma mudança positiva na forma como os jovens se enxergam. “A escola Leonel Brizola tem como objetivo criar pontes para oportunidades, criando uma aprendizagem justa e plural. É um prazer ter o Projeto de Vida atuando dentro da escola, fazendo com que os alunos já estejam desenvolvendo uma postura ativa e participativa e desenvolvendo uma evolução e perspectiva da vocação que eles pretendem ter no futuro. A gente já consegue presenciar mudança no comportamento das crianças, a desenvoltura, o espírito de liderança, e como eles se empolgam para que chegue às sextas-feiras, que vem sendo onde eles conseguem compartilhar seus sonhos e objetivos. Aqui eles podem se sentir pertencentes à escola, ao projeto e a comunidade como uma unidade de apoio”, afirma Fabiana Torquato, a diretora da escola Leonel Brizola.

O projeto proporciona um espaço seguro para que as crianças possam expressar suas inseguranças e encontrar motivação “A gente se sente mais à vontade para falar sobre o que sente e desabafar, sem medo, e isso ajuda muito. Dá mais coragem pra acreditar na gente mesmo, e também me dá mais motivação pra fazer as coisas que eu gosto e pensar no que quero ser no futuro”.

Ana Karolina, estudante da escola Leonel Brizola.

O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.

Você também vai se interessar por…