Notícias

Uma lição de dedicação e perseverança em Paris

Por Matheus de Araujo

Douglas se tornou um exemplo dentro e fora dos tatames | Foto: Matheus de Araujo

A busca por representatividade para além das fronteiras do território é um desafio para jovens crias de favelas, mas exemplos como o de Douglas Antônio, de 19 anos, mostram como é possível chegar lá quando se tem acesso a oportunidades. Douglas representou a Luta pela Paz, a Maré e o Brasil em Paris, na França, ao se classificar e competir no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu realizado em janeiro de 2024 no Judo Ju-Jitsu Association Inter Activités Paris Centre. 

O atleta, que já foi conselheiro jovem da Luta pela Paz, pratica regularmente diversas modalidades ofertadas pelo projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz e apoiado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro.

Encontrando no esporte uma possibilidade de investir em uma vida melhor para si e para a sua família, Douglas se destaca na modalidade Jiu Jitsu treinando e se aprimorando desde 2015 e colecionando participações em campeonatos e torneios estaduais e nacionais desde então. Ele precisou encarar atletas da elite nacional nos Abertos da CBJJ (torneios da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu) para se preparar com excelência para a competição, mas esse não foi seu maior desafio.

Douglas representou a Maré e o Brasil em competição na França | Foto: Assis Fotografia

“Eu fiz minhas correrias para arcar com os valores e poder competir e algumas pessoas me ajudaram bastante. Bati de porta em porta em busca de patrocínio e também fiz uma rifa que me permitiu colher mais arrecadações”, comenta o representante mareense.

Ele também relembra de sua trajetória até esse momento: “Eu falo da Luta pela Paz de coração aberto para todo mundo. Foi a porta de entrada, onde dei meus primeiros passos no esporte. Quando eu não podia custear os gastos para participar das competições, esse lugar sempre me apoiou. Aqui é minha segunda casa”, afirma o atleta.

Douglas retornou de Paris depois de alcançar a etapa da Classificação 3, que antecede as quartas de final, trazendo experiência e uma visão de futuro ambiciosa. “Esse campeonato foi importante para eu perceber que realmente hoje estou lutando entre os melhores e que tenho que trabalhar muito mais duro daqui pra frente. Esse foi um sonho realizado que começou há 7 anos atrás e agora o foco é no campeonato mundial e também no Panamericano.

Foto: Matheus de Araujo

Douglas se tornou uma referência para novos jovens atletas que buscam outras perspectivas de vida, fortalecendo a noção de que o esporte é para todos e todas. Uma prova viva de que a Luta pela Paz cumpre seu objetivo por meio de ações como o Maré Unida, possibilitando que jovens construam visões de futuro como campeões no ringue e também na vida, tornando-se capazes de alcançar suas próprias metas, com autonomia e responsabilidade.

Você também vai se interessar por…