Notícias

Luta pela Paz participa do Petrobras Breaking Day 2024

Entramos no ritmo do breaking! Para quem não conhece ainda, trata-se de um estilo de dança esportiva que fará sua estreia como modalidade olímpica em Paris 2024. Entre os dias 18 e 21 de janeiro acontece o Breaking do Verão, na Praia de Copacabana, e a Luta pela Paz estará representada por jovens participantes do projeto Maré Unida neste evento internacional que une esporte, música e cultura urbana. 

O atleta Luan San, que integra o Time Petrobras e a Seleção Brasileira, será um dos 32 competidores do Breaking do Verão | Foto: Divulgação

Patrocinado pela Petrobras, o evento é o maior festival de breaking do país.  No total, 32 competidores participarão desta terceira edição do Breaking do Verão, e no primeiro dia acontece o Petrobras Breaking Day, quando os atletas do Time Petrobras, o b-boy Luan San e a b-girl Toquinha, darão um workshop de breaking para crianças e adolescentes de projetos apoiados pela empresa: o nosso Maré Unida e o Educar pelo Esporte, ambos do Complexo da Maré; o ViDançar, do Complexo do Alemão; o Centro de Referência Esportiva da Mangueira; e o Inspiração Caju.

Os projetos assistem crianças e adolescentes de suas comunidades por meio de esporte de diferentes modalidades, dança, reforço escolar, orientação profissional, apoio psicossocial, respeito social e cidadania. No encontro do Petrobras Breaking Day, esses jovens terão a oportunidade de aprender alguns movimentos iniciais do breaking, conversar e tirar fotos com os competidores.

Nos quatro dias do evento, competirão 16 b-boys e 16 b-girls, como são chamados os atletas do esporte. Entre eles, dois integram o Time Petrobras, grupo de atletas de alto rendimento patrocinados pela empresa: Luan San é o atual campeão brasileiro de Breaking; e Toquinha é campeã do Red Bull BC One Cypher Brasil 2023. Os dois paulistas são ainda integrantes da Seleção Brasileira.

“Estamos muito felizes com a terceira edição do Breaking do Verão. Pela primeira vez teremos entre os convidados b-boys e b-girls vencedores das Cyphers Fortaleza e Manaus, tornando a disputa ainda mais democrática. Também estamos de casa nova, a Praia de Copacabana, em pleno ano de Olimpíadas. Acreditamos que esse movimento será importante para divulgar ainda mais o esporte e torná-lo mais próximo do grande público”, afirmou Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.

Também marcam presença no evento os b-boys Phill Wizard, atleta Campeão Panamericano 2023 e integrante da Seleção do Canadá que conquistou vaga para os Jogos Olímpicos 2024; Lil Zoo, membro da tripulação do El Mouwahidin que já conquistou o título do Red Bull BC One, em 2018; o japonês Hiro10, campeão Freestyle Sessions 2023, em Los Angeles; e Nordiamon, russo, campeão do The World Battle 2023. Entre os atletas nacionais, estarão o b-boy Rato, integrante da Seleção Brasileira, mineiro e atual campeão do Breaking do Verão; e o b-boy Bart, atual vice-campeão do Red Bull BC One Brasil.

No grupo das b-girls destacam-se nomes como a russa Kastet, atual campeã do Breaking do Verão; a colombiana Luma, representante da Seleção da Colômbia e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos 2023; Stefani, nascida na Ucrânia e radicada no Reino Unido, atual campeã do Red Bull BC One Last Chance Paris  2023; Carlota, representante da seleção da França e campeã do Red Bull BC One Cypher 2022; e Ana Fúria, da Seleção da Espanha. Além de Toquinha, a paraense b-girl Mini Japa, atual campeã brasileira de Breaking, é outra representante de peso do Brasil.

Naiara Xavier, mais conhecida como Toquinha, tem apenas 22 anos e vários títulos, entre eles o de atual campeã do CNDD Breaking Sport. Natural da comunidade Recanto dos Humildes, em Perus, zona norte de São Paulo, ela aprendeu a dançar ainda novinha, num projeto social na escola.

Já Luan San, de 32 anos, pode ser considerado um veterano na modalidade. Atual campeão do CNDD Breaking Sport, ele é um dos principais nomes do breaking nacional e está num intenso processo de preparação para as Olimpíadas de Paris, este ano.

Você também vai se interessar por…

III SEMINÁRIO MULHERES NO ESPORTE

Mesa de abertura Ana Caroline BeloDiretora de Estratégias Territoriais - Luta Pela Paz Cria da Maré, está na Luta pela...