As festividades de encerramento anual dos projetos na Luta pela Paz sempre trazem grandes sensações. Com o Projeto Abraço, não poderia ser diferente. Após um longo ano de encontros e atividades, muitos desafios testaram a resiliência desses jovens, que já carregam a missão de serem mães, pais, trabalhadores e trabalhadoras, entre outras responsabilidades que, muitas vezes, acabam chegando mais cedo para jovens da Maré. O Projeto Abraço teve como objetivo apoiar, durante 18 meses, jovens na conclusão de ciclos educacionais, desenvolvimento pessoal e formação com a equipe de Empregabilidade e Suporte Social. O trabalho ocorre com um grupo específico de alunos indicados pela equipe de Suporte Social e também por instituições parceiras como o CRAS, as escolas da região, o Conselho Tutelar, entre outros.
“Questões familiares e demandas pessoais contribuíram para a evasão de alguns jovens. Foi uma trajetória difícil para os alunos e extremamente desafiadora para a equipe, mas com resultados preciosos”, conta a coordenadora de Suporte Social, Luciana Alves, apontando uma realidade comum desse público alvo.
Mesmo com tantas barreiras, Adriane Gomes, Alex Abraão, Carmines Peixoto, Clarissa Alves, Letícia Lúcia, Lydia Helena, Maria Luiza Fernandes, Mariana de Lima e Rayana Regina, formandos e formandas desta turma do Projeto Abraço , passaram por cima da desmotivação e acreditaram na metodologia desenvolvida pela Luta pela Paz nos últimos 22 anos.
“Não só para mim, mas acredito que para toda a equipe que acompanhou a trajetória desses alunos, essa formatura foi um momento de extrema felicidade e satisfação, pois observamos muita evolução nas suas falas e perspectivas. Seja por alguns terem se inserido no mercado de trabalho, outras concluído o ensino médio ou ainda pelos casos em que os vimos s vencerem a timidez e/ou a dificuldade de enfrentar conflitos. O fato é que foram inúmeros os ganhos desse grupo”, completa Luciana.
Parabenizamos os jovens por essa grande conquista em suas vidas! Um grande Abraço da Luta pela Paz!
Matéria escrita por Matheus de Araujo