Notícias

Desenvolvendo a saúde mental para além do esporte

Stacy Ferreira, uma das jovens do Projeto Maré Unida, conta sobre a importância da socialização | Foto: Matheus de Araujo

Se movimentar é fundamental para a saúde corporal, mas de nada adianta se a nossa saúde mental estiver fragilizada. Para jovens de favela, indivíduos sujeitos a situações externas que podem causar grandes traumas e inseguranças, trabalhar o psicológico é um direito na maioria das vezes negado. A incidência do diagnóstico de depressão cresceu 40% no Brasil entre o período pré-pandemia e o primeiro trimestre de 2022. A maior parcela dessas incidências acontece entre pessoas negras¹  

O Desenvolvimento Pessoal, atividade realizada com crianças e jovens participantes das atividades esportivas do projeto Maré Unida, é um espaço de reflexão e troca que visa o protagonismo desses cidadãos e cidadãs. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a piora da pobreza e a desigualdade têm relação com o aumento das taxas de suicídios. O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. Proporcionalmente, é, ainda, o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Considerando a realidade do conjunto de favelas da Maré, que, recentemente, vivenciou duas mega operações policiais em menos de uma semana, é impossível não pensar em um paralelo com relação ao estado psicológico dessas crianças e jovens.

Além das aulas de Desenvolvimento Pessoal, as aulas de esporte também tem papel importante na manutenção da saúde mental, uma vez que o exercício físico auxilia na redução do estresse e atua como uma poderosa arma para lidar com episódios ansiosos e depressivos. Ao mesmo tempo, o esporte estimula a produção de endorfina, hormônio natural muito relacionado à sensação de prazer, bem-estar e bom humor. É unindo o esporte às atividades de Desenvolvimento Pessoal, que buscamos auxiliar estes jovens cidadãs e cidadãos a desenvolverem seus próprios potenciais e a lidarem com seus medos e desafios – lembrando, sempre, que eles não estão sozinhos nesse processo.

Convidamos você a ver de perto uma destas aulas com a turma de Muay Thai, através deste minidocumentário sobre esporte e saúde mental clicando aqui.

O projeto Maré Unida é realizado pela Luta pela Paz com patrocínio da Petrobras e visa o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da Maré através do esporte, formação de organizações e educadores esportivos.

¹Fonte: Vital Strategies / UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

Você também vai se interessar por…

OPORTUNIDADE

Envie sua proposta até dia 28/11 para a Consultoria em Treinamento. A Consultoria em Treinamento terá por objetivo a...

VAGAS DE EMPREGO

Inscrições abertas até dia 04/12 para a vaga de Analista de Departamento pessoal da Luta pela Paz, no Rio de Janeiro....