Notícias

A Equipe Novas Trilhas realiza imersão na Academia Luta pela Paz, na Maré, Rio de Janeiro.

Por Matheus de Araujo

A Luta pela Paz vem expandindo cada vez mais em território nacional. E, para alcançar estes novos lugares dando continuidade ao trabalho realizado há mais de 20 anos na Maré, no Rio de Janeiro, é necessário que todo aprendizado construído ao longo desses anos seja transmitido às novas equipes. Assim, garantimos que nossas metodologias sejam replicadas e alcancem sucesso nestas novas localidades, quando adaptadas às realidades locais.

Para demonstrar como esses aprendizados e metodologias funcionam na prática, a equipe do Novas Trilhas, projeto realizado pela Luta pela Paz em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou do dia 19 ao dia 21 de setembro, uma intensa imersão na Maré. Essa atividade envolveu as equipes de todas as áreas da organização, trabalhando como os valores que nos orientam guiam nossas atividades diariamente. Neste intercâmbio, a equipe do Novas Trilhas pôde ver de perto como  cada articulação e ação é realizada de perto, além de poder vivenciar a realidade da Maré e conhecer um pouco mais sobre a sua história.

A imersão contou com uma caminhada pelo território do conjunto de favelas, para que a equipe do Ceará pudesse conhecer locais de referência e alguns equipamentos públicos que atuam pelo desenvolvimento social dos moradores, como o Galpão Bela Maré e a Lona Cultural da Maré. Ao final do primeiro dia de atividades, a equipe do Novas Trilhas pôde, ainda, participar das atividades esportivas de judô e capoeira, interagindo e aprendendo com os educadores esportivos e, principalmente, com as crianças e jovens atendidas pela organização.

“16 pessoas da equipe de Sobral e de Fortaleza participaram de uma imersão com a equipe da Luta pela Paz, no Rio de Janeiro, onde eles puderam vivenciar a metodologia da organização com objetivo de qualificar a atuação das equipes no Ceará e ajudar a pensar em como os valores da LPP podem ajudar no desenvolvimento do projeto Novas Trilhas. Além das equipes, Roberto Bassan, superintendente da SEAS, superintendência em que o Novas Trilhas está vinculado, e Davi Gomes, secretário de juventude do município de Fortaleza, no qual o projeto tem parceria, também estiveram presentes.” relata a Gerente de Projetos, Nara Goes. 

Novas Trilhas é um projeto executado pela Luta pela Paz (LPP) em parceria com o Governo do Estado do Ceará, que compõe o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) proposto pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS).

Acompanhe esse e outros projetos em nossas redes sociais: @ LutapelaPaz

Você também vai se interessar por…

OPORTUNIDADE

Envie sua proposta até dia 28/11 para a Consultoria em Treinamento. A Consultoria em Treinamento terá por objetivo a...

VAGAS DE EMPREGO

Inscrições abertas até dia 04/12 para a vaga de Analista de Departamento pessoal da Luta pela Paz, no Rio de Janeiro....