Notícias

A coragem para descobrir quem somos

Joyce Rocha, mais conhecida como Joy, encontrou, ainda na adolescência, espaços de acolhimento na Academia da Luta pela Paz (LPP), onde atua como assistente da área de Conteúdo e Aliança. Apaixonada por esporte, a jovem desenvolveu a autoestima a partir dos treinos e das lutas, mas sabia que ainda teria um longo caminho de autoconhecimento. “Me emociono ao falar sobre as organizações sociais na Maré, pois foi muito importante para minha relação com o território e comigo mesma” diz Joy.  

Joy conta que ser uma jovem favelada é viver em um eterno processo de descoberta e reafirmação, pois a todo momento elas são questionadas, subestimadas e frequentemente colocadas em caixinhas que, na maioria das vezes, não se identificam, nem se sentem confortáveis. São inúmeras ausências e violências que atravessam corpos femininos, sobretudo os racializados e fora dos “padrões” impostos pela sociedade. “Padrões estes que  afetam a nossa confiança”, diz Joy, que não foi exceção. Hoje, aos 25 anos, a mareense se percebe em um lugar de retomada do protagonismo da própria história e caminha descobrindo suas potencialidades e compreendendo as vulnerabilidades que fazem parte de sua trajetória até aqui. 

“Ver a LPP hoje falando tanto sobre saúde mental, promovendo o acolhimento, a construção de uma rede de apoio e comunidade segura é importantíssimo, pois vemos o quanto isso impacta a vida de crianças e jovens e evita o desenvolvimento de inúmeros traumas” relata. 

Recentemente Joy começou a cursar a universidade no curso de Psicologia, realizando um sonho pessoal que, futuramente, causará um grande impacto positivo em outras pessoas, já que falar sobre saúde mental, autoconhecimento e território é algo que a jovem deseja realizar sempre.

A história de Joy nos inspira e encoraja a enxergar nós mesmos com delicadeza, cuidado e afeto, diferente do que sempre fomos ensinados. Um exemplo de luta pelo direito de ser quem é, independente do que os outros pensam ou acham.  Quer continuar acompanhando outras #MulheresdaLuta? Siga as redes sociais da @lutapelapaz e fique por dentro das próximas histórias desta série especial,

Matéria escrita por Julie Oliveira

Você também vai se interessar por…