Notícias

#Mulheresdaluta

Dedicação a pessoas com deficiência

Por Julie Oliveira

Formada em Educação física, Elaine Silva, coordenadora inclusiva da Luta pela Paz, começou sua trajetória em ongs e territórios periféricos ainda na época em que estagiava. A curiosidade sempre a levou para caminhos que muitos enxergavam como perigosos, mas sua coragem e força nunca a parou. Sua habilidade em ensinar sempre foi um ponto que ela procurou desenvolver, e foi a partir de um trabalho em uma vila olímpica do Rio de Janeiro que Elaine se interessou pela educação inclusiva. 

“São inúmeras questões que atravessam, não só a pessoa com deficiência, mas também a família. É o medo do preconceito, a falta de acessibilidade, a dificuldade na mobilidade urbana e outras violências. As pessoas precisam de profissionais que auxiliem e ajudem a criar estratégias para inserir pessoas com deficiência na sociedade que ainda é muito capacitista” diz Elaine.

Um acontecimento que marcou demais sua trajetória foi quando estava em um banco e um casal de surdos chegou pedindo informações para os funcionários, mas ninguém sabia libras, o que impediu a comunicação. Aquilo tocou demais Elaine e foi naquele momento que decidiu aprender a língua. 

“A sociedade precisa estar disponível para ouvir, compreender e, em alguns casos, como esse casal de surdos, dar voz às pessoas. Cada um tem suas peculiaridades e potencialidades, mas precisamos acreditar e, principalmente, oferecer ferramentas de desenvolvimento e dar o suporte necessário também”, relata. 

Na Luta pela Paz, organização que se preocupa com a inclusão de todos e todas, Elaine atua pensando em estratégias de melhorias no atendimento e analisando metodologias para que não exista nenhum tipo de exclusão. 

Elaine é um exemplo de mulher corajosa que escolhe todos os dias melhorar como pessoa e profissional com intuito de defender os direitos de pessoas que, frequentemente, são subestimadas e limitadas por crenças sociais. Quer conhecer histórias de outras #MulheresdaLuta? Fique de olho nas redes sociais da Luta pela Paz. 

Você também vai se interessar por…