Notícias

NOtícias

Atividades de capoeira com crianças auxiliam no desenvolvimento infantil

As aulas de capoeira aguardam o início do calendário escolar no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professor Moacyr de Góes

A capoeira é uma expressão cultural que trabalha musicalidade e corpo, que são dois elementos muito importantes no desenvolvimento infantil. É através dos instrumentos e da consciência corporal que as crianças melhoram suas relações em grupo, além de aprenderem a respeitar o limite do outro e também cuidarem de si e do próximo. 

Pensando no bem estar dos alunos e alunas, no projeto Maré Unida, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro, a Luta pela Paz firmou parceria com o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professor Moacyr de Góes, localizado na Maré e, por conta da pandemia, passamos a oferecer na Academia Luta pela Paz atividades de capoeira às crianças do espaço. No ano passado, foram atendidos 75 alunos e alunas de três turmas da Pré Escola I (4 a 5 anos). Agora, com o retorno das aulas presenciais, já estamos planejando a realização das atividades de capoeira no próprio EDI.

A diretora adjunta e professora articuladora da escola, Juliana Ximenes, diz que é visível o desenvolvimento dos alunos e alunas, inclusive por meio do feedback dos responsáveis, mesmo as aulas tendo sido realizadas de forma online em 2021, por causa da pandemia da Covis-19. 

“Os responsáveis ficaram encantados com as rodas de capoeira realizadas pelo projeto. Eles falavam sobre as músicas que as crianças aprendiam e ficavam cantando em casa. Vamos gostar muito de ter novamente, em nossa unidade, a Oficina de Capoeira que foi tão apreciada pela equipe e, mais ainda, pelos nossos alunos”, relata Juliana. 

O Maré Unida é um projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro, e visa promover o desenvolvimento do potencial de crianças, adolescentes e jovens moradores através dos esportes de luta.

Você também vai se interessar por…

VAGA DE EMPREGO

Inscrições abertas até dia 07/10 para a vaga de Assistente social da Luta pela Paz, em São Paulo. Visando promover a...