Notícias

Notícias

Campeões no ringue e na vida no projeto Maré Unida

Keila Rosa, 23 anos, começou na LPP com aulas de reforço escolar, e logo depois se tornou aluna do judô, atividade que mudou sua vida

A Luta pela Paz trabalha com a metodologia dos cinco pilares: Boxe e Artes Marciais, Educação, Empregabilidade, Desenvolvimento Pessoal e Liderança Juvenil são os eixos de trabalho da instituição. Muitos jovens inicialmente são atraídos por um deles e, posteriormente, costumam ser impactados pelos outros. Foi o que aconteceu com Keila Rosa, que aos 14 anos iniciou sua participação nas atividades de reforço escolar e, por conta do projeto Maré Unida, que tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro, passou a praticar também esporte.

Keila começou a participar das aulas de judô que, muito mais que golpes, ensinam crianças e jovens sobre disciplina, concentração e foco. Ela conta que antes era uma pessoa brigona e não costumava escutar conselhos. Foi a partir do esporte que aprendeu a socializar, dialogar e controlar suas emoções, criando, assim, vínculos de amizade que ela quer levar para a vida inteira. Aprendizados que, segundo ela, fazem parte do seu dia a dia, dentro e fora do dojô. 

Além do esporte, a jovem destaca a importância de o projeto proporcionar atividades de desenvolvimento pessoal, momentos onde é possível trabalhar na   construção de conhecimentos sobre temas estruturantes da sociedade, como classe, raça e etnia, gênero, sexualidade e inclusão. 

O projeto Maré Unida, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro, busca promover o desenvolvimento do potencial de crianças, adolescentes e jovens através dos esportes de luta, pois a Luta pela Paz acredita que o caminho para um futuro melhor é por meio do desenvolvimento de crianças e jovens que podem se tornar não apenas campeões no ringue, mas também na vida. 

Você também vai se interessar por…