Projeto Maré Unida receberá membros das organizações selecionadas no edital Esporte e Energia

O programa apoia organizações de base comunitária que atuem ou queiram atuar com boxe e artes marciais no estado do Rio de Janeiro com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro.

A primeira etapa do edital ‘Esporte e Energia’ do Projeto Maré Unida finaliza com a inscrição de 28 organizações que reúnem grupos de educadores e educadoras das cidades de Duque de Caxias, Magé e em favelas localizadas nos territórios da Maré e Caju, na cidade do Rio de Janeiro. As organizações selecionadas em entrevista participaram da primeira reunião com a equipe de especialistas da Luta Pela Paz para a realização de um diagnóstico organizacional. Ao fim do processo, doze organizações serão selecionadas para participar do Programa de Treinamento.

As Organizações e grupos selecionados nessa primeira etapa ainda estão participando das fases da seleção, participaram de uma entrevista online entre os dias 08 e 10 de setembro e, até o dia 24, todas as organizações e grupos receberão a visita de uma equipe de especialistas da Luta Pela Paz, para realizar um diagnóstico organizacional. O Resultado do processo vai ser divulgado no final de setembro nas nossas redes.

Para as organizações escolhidas no Edital Esporte e Energia, será oferecida formação e mentoria nas áreas de desenvolvimento organizacional e de novas metodologias de atendimento a crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte. Também será oferecido suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de atividades esportivas: compra de equipamentos e materiais esportivos no valor de R$12.000,00 (doze mil reais) para cada organização, coletivo ou grupo selecionado e apoio financeiro para um educador/a esportivo/a no valor de R$1.000,00 (um mil reais) por organização durante 9 meses.

 Após o fim do Programa de Treinamento, as organizações, coletivos ou grupos que participarem irão integrar a Aliança Luta Pela Paz, uma rede global para intercâmbio de conteúdo, metodologias e conhecimentos sobre esporte para o desenvolvimento, conduzida pela LPP.

A iniciativa da Luta pela Paz, que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro, além do programa de treinamento de organizações parceiras e educadores esportivos, oferece diversas atividades, como oficinas com a equipe sobre gênero e sexualidade, raça e etnia e deficiência, oferta de aulas de boxe e artes marciais combinadas com desenvolvimento pessoal, aulas de capoeira para primeira infância, eventos esportivos comunitários, atendimento de suporte social e condução de grupos para promoção da saúde mental. 

Você também vai se interessar por…