Notícias

Nossa Aliança Quebrando Muros e Paradigmas na Cidade do México

INSADE é uma organização fundada em 2011, focada em gerar reintegração de homens e mulheres, sob custódia penal, ao mercado de trabalho através de seu programa de intervenção chamado Hecho em Libertad (Feito em Liberdade).

INSADE é uma organização fundada em 2011, focada em gerar reintegração de homens e mulheres, sob custódia penal, ao mercado de trabalho através de seu programa de intervenção chamado Hecho em Libertad (Feito em Liberdade) .

Desde 2015 a Luta pela Paz, através da Aliança Luta pela Paz, vem desenvolvendo seu trabalho de treinamento com a organização, utilizando os esportes de luta como mais uma ferramenta de reintegração social para seus membros. Normalmente, na prisão, projetos de esportes focam seus trabalhos apenas nos homens, deixando as mulheres desassistidas na maioria das vezes. Este foi mais um motivo pelo qual decidimos colocá-las no estágio central de nossa abordagem.

Agora, depois de alguns meses, já conseguimos implementar o projeto de habilidades esportivas na Cidade do México através de uma abordagem de reintegração para jovens mulheres e mulheres adultas que se encontram detidas no Centro de Reinserção Social para Mulheres Santa Marta Acatitla.

Para as participantes, o esporte e suas lições inerentes e valores relacionados à disciplina, trabalho de equipe, respeito, empatia e resolução não violenta de conflitos através de um melhor controle sobre suas emoções tem se demonstrado um importante primeiro passo rumo à sua reintegração à sociedade. Muitas delas ainda dizem que este tem sido um espaço onde sentem-se livres de sua rotina normal. Uma delas relatou à nossa equipe que sempre que está participando de uma das aulas de esporte, ela consegue abstrair em qual espaço ela se encontra e, após estas sessões, ela se encontra mais disposta a descansar e pensar mais claramente.

Muitas participantes também reportam que estão se sentindo mais capazes de controlar sua raiva, pensar melhor em seus problemas antes de reagir negativamente e se sentem mais capazes de pensar sobre seus objetivos e planos para a vida depois de começar a participar das nossas atividades. A participação em nossas aulas tem ainda mais um benefício prático para nossas alunas: reduzir a duração de suas sentenças de custódia. E, uma vez que uma participante se gradua em nossos programas de esporte, ela começa seu processo de treinamento para o mercado de trabalho. Assim, nossas alunas se encontram mais capazes de conquistar uma vaga de trabalho assim que terminam suas sentenças. 


“Para nós, enquanto uma organização, uma das coisas que nos motiva é fazer parte de algo maior como a Aliança Luta pela Paz. É uma imensa oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos e, em troca, ter também acesso a experts em outras áreas de conhecimento nas quais podemos reforçar nossas boas práticas. Nós nos sentimos muito bem-vindos e abraçados pela oportunidade de apoiar o ensino de desenvolvimento às nossas organizações parceiras que também atuam no trabalho com jovens. E esta é um grande motivo para que continuemos por um bom tempo como membros desta Aliança que nos motiva e rende tantos bons frutos.”

Você também vai se interessar por…