Hoje convidamos você a conhecer um pouco mais sobre uma das quatro organizações que participam da nova formação do Maré Unida, programa de treinamento da Luta pela Paz com patrocínio da Petrobras!
O Pra Elas surgiu da união de duas jovens atletas da Luta pela Paz, Raíssa Lima e Miriam Parga, a partir do questionamento: “Quais projetos trabalham noções de bem-estar e empoderamento através do esporte com mulheres acima de 30 anos aqui na Maré?”. Assim nasce o Pra Elas, focado em trabalhar exclusivamente com mulheres entre 30 e 90 anos, buscando desenvolver a saúde mental e física a partir de treinos de boxe e ginástica funcional, aliados a rodas de conversa e outros momentos de formação.
Raíssa lembra do início das aulas: “Com o começo das aulas, vimos que é um projeto fundamental para as mulheres daqui da Maré, porque além de trabalhar a saúde mental das nossas alunas, também mantêm um nível de amizade. Muitas vêm de outros lugares, não conhecem muita gente, acabam entrando no projeto e conhecem uma outra realidade, novas pessoas, descobrem uma atividade que gostam de fazer e aprendem sobre coisas do dia a dia. Assim trabalhamos a autoestima destas mulheres, assim como trabalharam a nossa autoestima aqui dentro da Luta pela Paz. Criamos esse espaço seguro onde elas podem aprender mais sobre os seus direitos, seus deveres e esperamos que as nossas alunas reconheçam a nossa organização como um abraço. Porque nós queremos abraçar à todas!”
As duas jovens riem e Miriam completa: “Escolhemos trabalhar com essas mulheres acima de 29 anos, justamente porque entendemos que a violência contra elas é algo que acontece muito. Muitas vezes elas não têm com quem conversar, por isso, além das aulas, faremos muitas rodas de conversa. Queremos abrir a mente dessas mulheres. Porque têm muitas que às vezes sofrem diversas formas de violência que não é só a violência física, né? Nossa meta é passar adiante tudo o que a gente aprendeu e apresentar um outro mundo para essas mulheres. Mostrar que é possível viver sem ser trancada ou brigando… Porque muitas mulheres passam por algumas situações e as guardam para si. É muito gratificante ajudar às outras mulheres a colocar esse sentimento para fora. É isso que queremos!”
O projeto começou no início do ano, mas já colhe bons frutos. O melhor deles: uma turma com mais de 20 alunas, todas moradoras da Maré, querendo aprender – mas que também acabam ensinando, a cada dia, tudo aquilo que sabem às jovens líderes do projeto.
O Pra Elas vem sendo capacitado junto às demais organizações parceiras através de formações de desenvolvimento sempre buscando alcançar o nosso objetivo em comum: uma Maré mais unida, solidária e inclusiva!