Notícias

INSPIRANDO JOVENS POR TODO O MÉXICO

11/01/2019 – Para Giovanna Mondragón, Diretora Executiva da organização Sport is Your Gang Mexico (SIYG), o poder dos esportes de luta está em sua habilidade de inspirar jovens a mudarem a realidade de suas comunidades. SIYG, membro da Aliança Luta pela Paz, é presente em 25 dos 32 estados do México e usa uma metodologia integrada de esportes de combate aliada à resolução de conflitos a fim de promover o desenvolvimento pessoal de jovens e crianças que moram em áreas afetas pelo crime e pela violência.

“Muitos jovens acabam sendo inspirados pelo esporte. Às vezes, é no esporte que eles acabam encontrando uma segunda chance. Nele que muitos aprender a competir e, especialmente, construir uma nova comunidade”

Giovanna Mondragón, Diretora Executiva da organização Sport is Your Gang Mexico.

A comunidade, em si, é tema central do trabalho da SIYG. Muitas das localidades em que a organização trabalha sofrem com a falta de oportunidades e o crescimento da violência e pobreza. Isto afeta, principalmente, jovens e crianças que, por não terem outras perspectivas, são mais suscetíveis a serem exploradas por organizações criminosas e serem vítimas ou perpetradoras de diversos crimes.

Os diversos programas e projetos desenvolvidos pelo SIYG Mexico dependem inteiramente do apoio das comunidades onde são realizados, tanto em termos de espaço físico (escolas, parques públicos e demais espaços), quanto em relação aos profissionais que realizam o trabalho.

“Nós não podemos trabalhar apenas com as crianças e jovens e esquecer que o nosso principal trabalho é com a comunidade como um todo. Como, por exemplo, com as mulheres através de workshops sobre questões sensíveis a gênero e violência doméstica, uma vez que, caso não trabalharmos nessa perspectiva, nós não conseguimos mudar toda a opressão em curso naquela comunidade. Esta é uma parte fundamental de nosso programa. Nós não estamos trazendo um modelo pronto às comunidades, são eles que estão no controle e comandam a partir de suas necessidades e sua realidade – uma vez que o programa começa a ser implementado, ele deve continuar com ou sem a nossa presença”.

Giovanna Mondragón, Diretora Executiva da organização Sport is Your Gang Mexico

Atualmente, são mais de 200 grupos da SIYG funcionando por todo o México, alcançando um total de aproximadamente 2500 crianças e jovens entre 6 e 17 anos. Eles participam de atividades semanais de muay thai ou boxe e de aulas de desenvolvimento pessoal, onde podem aprender a desenvolver suas habilidades em resolução de conflitos.

A SIYG, desde sua entrada na Aliança Luta pela Paz, já viu inúmeros jovens trilhando diversos caminhos depois de participarem de seus programas comunitários integrados. Um destes, David Lopes, que pôde participar das atividades de muay thai, hoje é professor em sua comunidade, atuando como membro de nossa equipe. David cresceu na comunidade de Ecatepec, uma área da Cidade do México onde estão os maiores índices de violência de todo o país. O jovem nos conta que, sem as estruturas esportivas necessárias às quais ele teve acesso através de nosso programa, provavelmente não teria voltado a estudar e estaria envolvido com o comércio de drogas local, pois já era usuário.

A vida de David mudou quando ele conheceu Oscar Peyrot, treinador de muay thai, que viu seu potencial enquanto atleta e o convenceu a participar das atividades da Sport is Your Gang.  “Até então, eu não tinha nenhum foco, meta ou motivação de qualquer espécie. Foi através dos esportes de luta que comecei a treinar a minha disciplina, mas, sem dúvida, foi principalmente depois da minha primeira competição que consegui enxergar este novo caminho”, nos conta David. “Ninguém acreditava em mim, porque eu não ligava pra nada, mas desde que eu comecei a participar das atividades da Sport is Your Gang, minha vida mudou completamente. Eu comecei a enxergar as coisas de outra maneira e passei a me sentir motivado. Foi quase como se de um dia para o outro, eu precisasse mais das drogas”.

Crianças, em círculo, brincam de pular. Foto em preto e branco.

Foi através do apoio de seu treinador, Oscar, que David começou a acompanhar as aulas de muay thai como instrutor, ganhando mais responsabilidades e apoiando outros jovens a serem campeões dentro e fora da academia, como ele. David também voltou a estudar e está prestes a completar os seus estudos. Hoje, trabalhando com o muay thai, David está fazendo a diferença na vida de muitos outros jovens que, assim como ele, poderiam seguir por outros caminhos: “Sendo treinador, hoje o meu foco é trabalhar justamente com jovens que estão lutando contra vícios em drogas. Sou um exemplo vivo de que é possível, mas ao mesmo tempo sei que não é fácil viver este tipo de situação. Assim, sinto que posso ajudá-los, falando do fundo do meu coração.”.

Você também vai se interessar por…