Notícias

Campeã – Conheça a história de Thaisa Barboza

Campeão é um dos valores da Luta Pela Paz e parte do olhar de potência que temos ao reconhecer e apoiar o protagonismo das juventudes, suas habilidades e potencial. Conheça a história de Thaisa Barboza, nossa campeã do mês de julho.

Thaisa tem 21 anos, é moradora do Nova Caiçara e articuladora de juventude na Unidade de Gerenciamento de Projeto de Prevenção de Violências (UGP-PV), célula vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SEDHAS). Sua trajetória perpassa o acesso às políticas públicas desde muito cedo, espaço de vivência onde encontrou resiliência para superar as adversidades e desenhar um novo horizonte.

Seu primeiro contato com projetos sociais foi em 2021, ocasião em que participou do Virando o Jogo, iniciativa do Governo do Estado do Ceará com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social e expostos aos fatores de risco relacionados à violência. A iniciativa ofertava qualificação profissional na área de Assistente Administrativo, além de suporte da equipe para acesso a direitos.

Foto: Carlos Filho / Luta Pela Paz

Em 2022, Thaisa ingressa no programa AJA – Agente Jovem Ambiental, realizado pela SEMA – Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará em parceria com a AMA – Agência de Meio Ambiente da Prefeitura de Sobral.  O programa tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.

 “O AJA vem me mostrando que fazer minha parte faz toda diferença. Meu papel como jovem AJA é saber que não posso mudar o mundo sozinha, mas posso inspirar o olhar dos moradores, compartilhando conhecimento para conscientizar minha comunidade na preservação do território”, afirma.

Já em 2023, a jovem conhece o trabalho da Luta Pela Paz e passa a integrar as atividades da ONG.

Foto: Luta Pela Paz

“Conheci a LPP através de uma oficina realizada no Centro de Convivência LPP, foi minha primeira visita à sede e desde então mantenho um vínculo afetivo com a proposta do projeto Nosso Caiçara, que é cuidar e oportunizar novos caminhos aos jovens. Depois disso, inscrevi minha filha em algumas formações e passei a ocupar ainda mais o espaço, que mantém uma agenda diversificada e inclusiva de atividades”, detalha.

Este ano, Thaisa incorpora a equipe da UPG-PV, onde atua diretamente na prevenção de violência e no acompanhamento de juventudes em Sobral (CE).

“Atuar nas políticas públicas não é fácil. Sou moradora do Nova Caiçara e sei que muitas coisas melhoram com o acesso à direitos básicos, mas ainda temos muito a conquistar e fico feliz em fazer parte dessa mudança. O trabalho de prevenção de violência é árduo, mas a UGP-PV tem um papel fundamental no território, garantido direitos, gerando oportunidade e abrindo novos caminhos para que as juventudes possam sonhar com um futuro melhor.”

Perguntada sobre seus planos para o futuro, ela comenta que deseja seguir o caminho nas políticas públicas.

Foto: Carlos Filho / Luta Pela Paz

“Quero crescer profissionalmente e continuar lutando pelo que acredito. A violação de direitos está ligada diretamente à desigualdade social, gerando cada vez mais violência, portanto, garantir acesso é crucial quando se pensa em um futuro melhor. É isso que quero para mim, para minhas filhas e para a minha comunidade.”

O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.

Você também vai se interessar por…