Notícias

Formação em Liderança Jovem do MovePaz fortalece protagonismo juvenil a partir da escuta e da diversidade

Encontro com equipes do projeto promoveu reflexões sobre liderança, juventudes plurais e atuação nos territórios.

Em um espaço de acolhimento e escuta, as equipes de Desenvolvimento Pessoal e Esporte e de Suporte Social do projeto MovePaz foram provocadas a aprofundar a compreensão sobre a identificação e a formação de lideranças juvenis. A formação, realizada ao longo de dois dias, foi conduzida pela pedagoga Patrícia Cordeiro, da Universidade Popular da Amazônia, a partir de uma articulação da Coordenadora de Esporte e Desenvolvimento Pessoal, Beny Carvalho. Com uma proposta metodológica baseada na construção coletiva e marcado por reflexões sobre as juventudes como sujeitos plurais, o encontro foi voltado para educadores e assistentes sociais do projeto – que tem acesso mais direto aos jovens atendidos.

“A formação é um espaço de reflexão crítica, que considera as diversidades culturais e os diferentes contextos de atuação. O desafio é não enquadrar sujeitos tão plurais em categorias rígidas, mas compreender seus processos, trajetórias e possibilidades”, explica Patrícia.

Para a educadora esportiva de capoeira Jéssica Miúda, o encontro contribuiu para ampliar o olhar sobre o esporte como espaço de formação cidadã, indo além do desempenho físico.

“A formação foi bastante produtiva para criar esse olhar mais político e comunitário. Pretendo inserir atividades que promovam reflexões sociais e atitudes de liderança, para que crianças e adolescentes se reconheçam como sujeitos ativos dentro das minhas aulas”, afirmou.

Durante o encontro, foi reforçada a importância de compreender as juventudes no plural, reconhecendo suas diferenças sociais, culturais, territoriais e geracionais, além do diálogo com o Estatuto da Juventude, que define como jovens as pessoas entre 15 e 29 anos. A proposta central foi potencializar lideranças já existentes nos territórios, fortalecendo o protagonismo juvenil como ferramenta de transformação social e comunitária.

Segundo Thamires Barros, assistente social do MovePaz, a formação contribuiu para despertar um olhar multifacetado sobre os territórios, reforçando a necessidade de práticas integradas e sensíveis às realidades das famílias e comunidades atendidas.

“Para existirem mudanças efetivas, esses jovens precisam ser reconhecidos como sujeitos de direitos e potencializados para exercer o protagonismo juvenil como ferramenta de transformação da própria realidade e da comunidade”, pontuou.

O projeto MovePaz é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Vale, no Juntos Contra a Pobreza. Com patrocínio direto e por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal, a iniciativa conta com apoio do programa Territórios pela Paz, do Governo do Pará, e visa uma estratégia territorial de promoção social e acesso a direitos no bairro da Cabanagem e seus arredores, em Belém.

O Juntos Contra a Pobreza é uma iniciativa articulada pela Vale, que reúne empresas, organizações do terceiro setor, academia e governos com o propósito de atuar coletivamente no enfrentamento da pobreza extrema no Brasil.

Você também vai se interessar por…

Translate »