O jovem foi um dos destaques do projeto Nosso Caiçara e provou que o esporte pode ir muito além da prática
Muito mais do que um meio para melhorar o condicionamento físico, o esporte pode ser uma ferramenta poderosa de transformação e oportunidade. Para Lucas Alves, atleta de boxe do projeto Nosso Caiçara, a Luta Pela Paz não foi apenas um espaço de treinamento, mas um caminho para o crescimento pessoal e profissional.
Sua trajetória no projeto teve início em janeiro de 2024, quando conheceu o projeto na Quadra 16 do Residencial Nova Caiçara. Entre as modalidades esportivas oferecidas – futebol, futsal e boxe – foi o boxe que mais chamou sua atenção. Segundo o jovem, mais do que uma simples escolha, o esporte se tornou sua paixão e uma fonte de motivação para crescer dentro da iniciativa.
Foi nesse contexto que, em junho do mesmo ano, Lucas deu um passo importante ao se inscrever para a vaga de monitor de boxe. Conseguiu a posição e, por três meses, desempenhou um papel fundamental auxiliando jovens como ele a encontrarem no esporte um caminho de oportunidades. Sua dedicação rendeu frutos, e ele conquistou uma vaga, dessa vez como auxiliar operacional. Agora, mais um sonho concluído: seu primeiro emprego de carteira assinada.
“Significou muito para mim conseguir me comunicar melhor, ajudar os jovens e crianças, enxergar um futuro e ver o interesse deles em aprender uma luta como o boxe. O que falta são oportunidades, e o esporte pode transformar vidas”, destacou.
No entanto, sua jornada também foi marcada por desafios. Um deles foi a perda de um grande amigo que o abalou profundamente. O luto acabou o distanciou do ringue, mas não apagou sua determinação. “Foi muito difícil aceitar que ele se foi. Me afastei no momento da perda, mas depois voltei”, relembra.
E que bom que voltou, afinal, ele não apenas retomou sua função no projeto, mas também teve a oportunidade de competir no Centro de Formação Olímpica (CFO). “Foi uma experiência inesquecível, sair das ruas para o ringue e mostrar que favelado também pode vencer e correr atrás dos seus sonhos. Foi a melhor sensação da minha vida”, comentou.
O impacto de sua história não passou despercebido e, em dezembro de 2024, Lucas foi homenageado como Jovem Campeão no 2º Evento Esportivo Comunitário do Nosso Caiçara, um reconhecimento por sua resiliência e evolução pessoal e profissional. “Foi gratificante ver os jovens percebendo como o esporte pode mudar uma vida e direcionar para caminhos melhores. Para mim, significa persistência para a vida toda e acreditar que sempre haverá oportunidades.”
Agora, seus objetivos estão traçados: seguir treinando, mesmo sem competição, estar sempre preparado e buscar seu trabalho dos sonhos. “O segredo é nunca desistir. Faça esporte, estude, não aceite pouco, foque nos seus objetivos e persista sempre. Você tem sim um potencial!”, incentiva.
O projeto Nossa Caiçara, realizado pela Luta pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território de Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes.