Nova Caiçara, em Sobral, é um território onde a força da coletividade e o protagonismo juvenil são destaque. Com iniciativas que valorizam a colaboração e o engajamento comunitário, jovens líderes emergem como agentes de transformação, fortalecendo os laços entre os moradores e promovendo mudanças positivas na realidade local.
Entre essas lideranças, destaca-se Yara do Nascimento, que encontrou na mobilização uma forma de transformar sua comunidade. Mudou-se para o Nova Caiçara em 2016, quando foi morar com a avó. Naquela época, a comunidade carecia de equipamentos públicos e ações descentralizadas voltadas para o bem-estar social, e isso tornava a vida mais difícil para crianças e jovens.
Com o tempo, surgiram iniciativas como a Estação da Juventude, que posteriormente foi desativada, e a Unidade de Gestão de Prevenção à Violência (UGP-PV) , que ajudou a mobilizar eventos como cineclubes, partidas de futsal e oficinas de pintura. Foi nessa fase que Yara juntou-se ao coletivo “Chá das Cumadi“, onde começou a desenvolver um olhar mais atento às necessidades do território.
“O impacto dessas ações na vida das pessoas, vem a partir do momento onde elas têm acesso e percebem a potencialidade de cada pessoa. São oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social, como eu, que hoje me sinto capaz de plantar sonhos e colher afeto. Isso me faz sentir importante”, destacou Yara ao relatar sobre o impacto das mobilizações comunitárias na sua vida.
Yara participou de importantes projetos voltados à transformação social, como: Lab Conecta, Museu em Rede, Virando Jogo, Cumadis pelo Clima e Jovens Mobilizadores, realizado pela a Luta Pela Paz, que é onde atualmente tem atuado. O programa oferta formações e práticas sobre educação ambiental e patrimonial, protagonismo juvenil e entre outros assuntos de relevância para os jovens. Atualmente estão na construção do Inventário Participativo, que busca mapear culturalmente o território, fazendo captação em vídeos das potências que é o Nova Caiçara, durante o processo, Yara destaca sobre o estudo do audiovisual. “Nas filmagens o que mais me chama atenção é a câmera, a técnica e olhar que se estuda para realizar as captações”.
Nesses projetos ela não apenas encontra apoio para suas ideias, mas também oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Essa troca de experiências e aprendizados fortalece sua atuação como líder comunitária e reforça o impacto do projeto no Nova Caiçara, trazendo novas perspectivas para a juventude do bairro.
A mobilização comunitária tem o poder de unir, fortalecer laços e transformar realidades. Quando jovens como Yara assumem o protagonismo em suas comunidades, eles se tornam agentes de mudança, capazes de inspirar e engajar outros a participarem ativamente na construção de um futuro melhor.
O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.