Notícias

Rebeca Santos é pentacampeã brasileira de boxe 

Campeonato consagra Rebeca Santos como pentacampeã e Miriam Parga como primeira mulher a liderar a equipe técnica do RJ no boxe elite.

Rebeca Santos, atleta da categoria 60 kg, cria da Maré e da LPP, consagrou-se pentacampeã brasileira no Campeonato Brasileiro de Boxe Elite feminino 2025, o principal evento do calendário nacional da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). Reunindo os principais nomes da modalidade no país, a competição, que aconteceu entre os dias 3 e 7 de abril em Foz do Iguaçu, contou com atletas e equipes técnicas de todos os estados brasileiros. Miriam Parga–treinadora esportiva da Luta Pela Paz– acompanhou no campeonato as duas atletas que iniciaram suas carreiras na instituição: Paloma Lorrany e Rebeca Santos. 

Na imagem da esquerda para direita: Rebeca Santos, Miriam Parga, e Paloma Lorrany

Rebeca venceu a final contra a representante de Roraima em um combate técnico emocionante. “Esse título representa uma confirmação de que estou no caminho certo, são 5 anos provando e reafirmando que sou a melhor do país e a mais bem preparada para essa categoria”, comemorou Rebeca.

Sobre os próximos passos, Rebeca, diz que daqui pra frente espera conquistar o mundo! Ela conta: “Esse ano tenho Campeonato Mundial em setembro, espero conseguir me dar esse presente, pois é bem próximo do meu aniversário. Ainda esse ano tem também os campeonatos preparatórios na República Tcheca. Ano que vem teremos os  jogos sul-americanos; 2027 jogos pan–americanos, e, em 2028, os jogos olímpicos…” 

A trajetória de Rebeca Santos tem sido acompanhada de perto por Miriam Cruz Parga, treinadora que também orienta Paloma Lorrany. As duas atletas iniciaram sua caminhada no boxe através do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
O projeto oferece formação técnica, acompanhamento social e uma rede de apoio que ultrapassa os ringues. Foi nesse ambiente de cuidado e estímulo que Rebeca e Paloma começaram a se destacar no boxe, revelando não só o talento individual, mas também o quanto o incentivo certo, no momento certo, pode despertar grandes potências.

Miriam também protagonizou um feito inédito: foi a primeira mulher a liderar a equipe técnica do Rio de Janeiro em um Campeonato Brasileiro de Boxe Elite. Além disso, atualmente integra o corpo técnico da Seleção Brasileira de Base pelo programa NEBAR e atua como Head Coach da FEBOXRIO, um espaço que era predominantemente ocupado por homens.

Demonstrando sua importante referência de potência feminina, Miriam foi convidada para uma mesa redonda, que aconteceu no mesmo local dos jogos,  organizada e produzida pela comissão das mulheres com a mediação de Ana Paula Hayashi, para debater sobre os planos  de fortalecer ainda mais a presença feminina no boxe nacional. A treinadora, quando perguntada sobre a diferença entre quando começou a carreira na LPP, e como está agora,  responde: 

“No início, eu era uma Míriam tímida, com medo de errar, sem muito desenvolvimento pessoal. Hoje, sou uma nova mulher, uma treinadora mais segura, com muito potencial e extremamente orgulhosa da profissional que me tornei.” refletiu, Miriam.

Miriam e Rebeca se abraçam no ringue

O feito conjunto de Rebeca e Miriam representa um marco não apenas para a Luta pela Paz e o projeto Maré Unida, mas também para o boxe feminino no Brasil. A promoção da presença e o protagonismo de mulheres em diferentes posições, tanto no ringue quanto fora dele, uma das metas estratégicas do Maré Unida, refletem anos de investimento, formação e fortalecimento de lideranças femininas nas comunidades.

Rebeca Santos e Paloma Lorrany posam para foto na cerimônia de abertura

O projeto Maré Unida é realizado pela Luta Pela Paz, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

Você também vai se interessar por…