Em um contexto marcado por grandes desafios, no Residencial Nova Caiçara, o Grupo de Trabalho Jovem (GT jovem), se organiza em três frentes de atuação: o Grupo de Meninas, o Grupo Jovem (atendendo jovens de 15 a 29 anos) e o Grupo de Crianças (de 10 a 14 anos), cada um focado em ações voltadas para as necessidades e o protagonismo dos grupos acolhidos e de suas trajetórias dentro da própria comunidade .
Cada um dos grupos de trabalho tem como objetivo atender às necessidades e desafios específicos de suas faixas etárias. Os encontros, conduzidos pela equipe da Luta pela Paz, constroem junto com os jovens caminhos para lidar com as diversas situações que esse público vivência, como questões pessoais, familiares, territoriais e sociais.
É um espaço de escuta, acolhimento e apoio mútuo dos jovens.
Nos encontros, que acontecem semanalmente, são utilizadas metodologias lúdicas e dinâmicas, que possibilitem a troca de experiências e expressão de sentimentos.
Ao reunir diferentes perspectivas e experiências, o grupo cria um espaço de troca e aprendizado, onde cada jovem pode desenvolver suas habilidades e conhecimentos para enfrentar os desafios que surgem no caminho para o crescimento pessoal e profissional. O trabalho do grupo de jovens reflete não apenas a busca por desenvolvimento pessoal, mas também a intenção de transformar a comunidade em que vivem. Ao incentivar o protagonismo juvenil, o grupo projeta uma geração mais consciente de seu papel social, com maior capacidade de intervenção nos problemas que os afetam diretamente. O foco é, portanto, duplo: o fortalecimento individual e o fortalecimento da coletividade.
Esse grupos de jovens têm se destacado na promoção do protagonismo juvenil e incentivando a construção de projetos de vida, buscando empoderar a juventude para que ela não apenas participe das discussões, mas atue ativamente na construção de suas próprias trajetórias.
Além das formações e das atividades voltadas para o desenvolvimento, o grupo tem como objetivo criar uma rede de apoio segura e inclusiva para os jovens. ” É muito bom fazer parte do grupo, nos sentimos bem e mais confortáveis para falar sobre nós mesmos, sobre nosso futuro e compartilhar nossas experiências” , afirma Ana Beatriz, uma das jovens atendidas, destacando o impacto positivo da iniciativa em sua vida.
O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.