Como parte da programação do aniversário de 10 anos do Residencial, a Luta pela Paz promoveu no dia 6 setembro o I Torneio Esportivo Nova Caiçara. Promovido em parceria com a rede comunitária, o evento reuniu campeonatos de futmesa e futsal, com premiação para as equipes vencedoras.
A primeira edição do torneio reuniu 40 inscritos, com dois times de futsal na categoria sub 15, e 8 duplas na disputa do futmesa. Cerca de 50 famílias prestigiaram a competição na Areninha, que contou ainda com mostras de dança e boxe facilitadas pela equipe de educadores da Luta pela Paz.
Um dos destaques do evento foi a participação do jovem Marlon Pereira, morador do Nova Caiçara e atleta de jiu-jitsu referência internacional no esporte. Detentor de 27 medalhas, 2 troféus e um cinturão e vice-campeão do Abu Dhabi Combat Club (ADCC), um dos torneios de maior prestígio no mundo, Marlon conversou com as juventudes do território sobre sua ascensão no esporte, sonhos e planos para o futuro, um momento importante para a comunidade se reconhecer enquanto potência e seguir acreditando no acesso à educação como ferramenta de transformação social.
A mobilização do torneio esportivo envolveu diversos atores da comunidade em um sentimento de descontração, pertencimento e união do território. A ocupação dos espaços no Nova Caiçara marca a agenda da Luta pela Paz no território, fomentando o direito ao esporte e ao lazer enquanto política pública transversal, pautada a partir do diálogo entre as redes comunitária e intersetorial.
O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.