Notícias

Conheça Levy Costa, um pioneiro do projeto Novas Trilhas

O Novas Trilhas, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com o governo do Estado do Ceará, gerou impactos na vida de mais de 300 jovens que passaram por medidas socioeducativas nas cidades de Fortaleza e Sobral (CE). Em um percurso de 2 anos, o projeto atendeu cerca de 800 pessoas entre familiares, adolescentes e jovens. 

Levy Costa da Silva, hoje com 19 anos, foi um dos primeiros jovens a participar do projeto. Atualmente trabalhando em uma empresa que realiza manutenção de elevadores ele se orgulha do aprendizado e das conquistas alcançadas durante o Novas Trilhas. Uma das atividades propostas durante o projeto, que contribuiu para uma profunda transformação na vida do Levy, foi a elaboração do plano de cuidado, uma atividade que considera suas necessidades, demandas, desejos e sonhos. 

No plano de cuidado, os jovens foram orientados a mapear ações que pudessem ajudar a redesenhar sua trajetória. Com a atividade, foi possível realizar encaminhamentos para serviços, cursos e ofertas de trabalho. O plano de cuidado também orientou mudanças em atitudes pessoais para o desenvolvimento do jovem. Levy elaborou seu plano de cuidado junto à equipe e o mantém como um horizonte que o guia nas suas decisões e caminhos. 

Com dedicação e comprometimento, Levy concluiu a formação de Recursos Humanos no SENAI e também realizou cursos no Embaixadores da Paz, projeto que  compõe o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) e foi executado pelo Instituto Juventude e Inovação – IJI. Para ele, os certificados representam muito mais do que a finalização de uma etapa. Concluir formações que contribuem para a sua jornada e mudança de vida foi essencial para a sua trajetória.

“Não sei o que seria de mim sem o curso. Eu sou uma pessoa sorridente que gosta de ajudar as pessoas. Meu sonho é viver bem, ter uma família bem estruturada e poder andar em qualquer lugar sem medo. Quero sempre viver bem e feliz”, compartilha Levy. 

Levy Costa com sua família e amigos que conheceu no Projeto Novas Trilhas | Fotos: George Braga 

Para o jovem de Fortaleza, o Novas Trilhas foi mais do que uma oportunidade para escolher uma trajetória diferente. Durante o projeto, ele construiu amizades que o fortalecem no dia a dia, uma segunda família que o apoia continuamente. Com sua história de vida, Levy é uma referência para outros jovens. Durante as atividades do Novas Trilhas, ele foi convidado a compartilhar sua jornada no grupo de jovens que acontece semanalmente na sede da LPP, no Ceará. 

No seu percurso da vida, Levy lembra que passou por momentos difíceis, uma realidade que perpassa o caminho de muitos jovens da periferia, marcada pela violência. Durante o Novas Trilhas, o jovem e toda a equipe sofreu a perda de um amigo que também era atendido pelo projeto. Nesses momentos, resgatar a força foi um exercício para Levy. Na noite de Natal, ele e sua família passaram pela perda de seu irmão, vítima de um acidente de moto. Essas perdas exigiram muito suporte da equipe junto ao jovem, e ele conta que esse apoio foi fundamental para que ele seguisse em frente.

Esses episódios também serviram para Levy, apesar da dor e da saudade, valorizar ainda mais sua vida, fazendo com que ele agarre e se dedique em cada oportunidade. Estar vivo, poder seguir com seus planos e sonhos, é uma grande conquista dele, enquanto um jovem negro da periferia, que passou pelo sistema socioeducativo, e que vivenciou tantos desafios, violações e violências.

“A vida do Levy nos emociona porque ela representa a ‘teimosia’ de um jovem que quer viver, sonhar e que ainda tem muita conquista pela frente. Para a Luta pela Paz, a vida de cada jovem é muito importante e a vida do Levy importa muito”, declara Nara Goes, gerente da Luta pela Paz Ceará.

Você também vai se interessar por…

III SEMINÁRIO MULHERES NO ESPORTE

Mesa de abertura Ana Caroline BeloDiretora de Estratégias Territoriais - Luta Pela Paz Cria da Maré, está na Luta pela...