Notícias

Vem aí o Programa de Treinamento Maré Unida 2024!

Uma oportunidade imperdível para a capacitação de educadores e educadoras esportivas, coletivos e organizações sociais de base comunitária que trabalhem ou queiram trabalhar com o esporte como ferramenta de desenvolvimento pessoal de crianças e jovens em áreas afetadas pela desigualdade e pela violência, especialmente capoeira, boxe e artes marciais.

Os selecionados podem ser autônomos ou vinculados a organizações sociais de base comunitária, coletivos e entidades atuantes nos municípios da cidade e da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Magé).

A formação será em formato híbrido (online e presencial) com etapa de imersão presencial. O currículo inclui temas como esporte para o desenvolvimento; características de um(a) educador(a) esportiva social; como criar um ambiente de aprendizagem inclusivo; práticas pedagógicas para engajamento e retenção de mulheres no esporte e desenvolvimento organizacional (missão, visão e valores; planejamento estratégico; comunicação; desenho de projetos e monitoramento e avaliação).

Os resultados serão divulgados dia 14 de maio. Após a formação, as organizações, coletivos, educadoras e educadores treinados serão integrados à Aliança Luta pela Paz, uma comunidade global de práticas na qual membros se apoiam para ampliar suas capacidades e promover o desenvolvimento de crianças e jovens que vivem em áreas afetadas pela desigualdade e violência. Desde 2011, mais de 180 organizações já foram treinadas em 25 países ao redor do mundo.

Como informa o texto do edital, na Aliança Luta pela Paz “nós usamos o que aprendemos em nossas Academias para treinar e apoiar educadores, organizações e coletivos de base comunitária ao redor do mundo”. 

O projeto Maré Unida é realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro.

Clique aqui e acesse o edital na íntegra.

Você também vai se interessar por…