Notícias

O protagonismo feminino cresce com a convocação de boxeadoras do Maré Unida

por Julie Oliveira e Matheus de Araújo

Nos últimos anos o protagonismo feminino no esporte vem, aos poucos, se expandindo e ganhando força. Com as atletas oriundas de favelas e periferias não é diferente. Através de esportes de luta, jovens atletas têm conquistado, além de medalhas, reconhecimento, e seguem inspirando mulheres e meninas a descobrirem novos caminhos de vida. 

As jovens Paloma Lorrany e Gabriella Cristina, ambas atletas da modalidade de Boxe do projeto Maré Unida, medalhistas de ouro no Campeonato Carioca e nos Jogos Abertos do Interior, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), para a base do campeonato feminino, sediado em São Paulo, entre os dias 09 à 14 de novembro.

A atleta Paloma Lorrany em ação | Foto: Soraya Correa

“Foi uma semana de grandes experiências. Essa convocação foi importante porque é difícil estar na seleção, mesmo que seja apenas para uma base de treino, e  aprendi muito a cada dia de imersão”, relata Paloma Lorrany, contando um pouco de como foi viver esse momento chave em sua carreira.

A atleta Gabrielly Cristina em uma preparação de competição | Foto: Arquivo Pessoal

Além das jovens atletas, a treinadora Miriam Cruz, que ajudou ambas a se desenvolverem, também foi convocada para o corpo técnico da Confederação Brasileira de Boxe neste ciclo de treinamento de base para o campeonato feminino.

“Eu não imaginava que poderia ser convocada pela seleção brasileira como técnica do boxe feminino. Fiquei muito feliz pelo convite porque tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocando experiências de trabalho com outras treinadoras, participando de palestras sobre saúde da mulher, sobre psicologia, nutrição, entre outras. Pude conhecer histórias de treinadoras de seleções passadas e falar, também, sobre minha resiliência construída através da Luta pela Paz. Foi emocionante essa vivência e quero compartilhar tudo com as minhas alunas”, conta a treinadora, compartilhando um pouco da experiência.

O projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, continua desenvolvendo suas educadoras esportivas e suas atletas para que consigam alcançar seus objetivos, sempre buscando evidenciar o protagonismo feminino dentro do mundo esportivo.

Você também vai se interessar por…